Ouvidoria do Ministério Público está sob nova direção
Denise Soares
A Procuradora de Justiça Angélica Barbosa da Silva tomou posse, no último dia 03, como Ouvidora doMinistério Público Estadual (MPE). Angélica foi eleita por aclamação pelo Colégio de Procuradores de Justiça e assume a vaga deixada pelo Procurador de Justiça José Omar de Almeida Júnior, que conduziu os trabalhos do órgão desde a sua criação, no ano de 2009.
De janeiro de 2010 a julho de 2012, a Ouvidoria do Ministério Público recebeu 1.281 manifestações. Para o ex-ouvidor, Procurador de Justiça José Omar de Almeida Júnior, este foi um dos melhores instrumentos da instituição, pois resgatou o contato com o cidadão. “Com o decorrer dos anos, tínhamos percebido que se criou uma certa distância entre a instituição e o cidadão”, pontuou.
Hoje, a Ouvidoria conta com boa estrutura física e excelente quadro de pessoal, além de sistema de atendimento ao cidadão, bem como sistema de acompanhamento de demandas até a conclusão de cada caso.
A instalação de Ouvidorias no âmbito do Ministério Público é uma determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), instituída por meio de resolução aprovada em 2010.
Nova Ouvidora
Angélica Barbosa da Silva ingressou no Ministério Público do Tocantins no ano de 1990. Atuou nas comarcas de Taguatinga, Miracema, Gurupi e Palmas. Em 1997, foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça, no mesmo ano foi eleita como membro do Conselho Superior. No MP, Angélica Barbosa também exerceu a função de coordenadora do Centro de Atendimento Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) Criminal.