Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Implantação do Gespública é tema de reunião entre MPE e TCE

Atualizado em 16/08/2012 00:00

Ascom MPE/Ascom TCE

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 14, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), discutiu a implantação do Programa de Desburocratização da Gestão Pública (Gespública) no âmbito da Instituição. O encontro contou com a participação do voluntário do Núcleo Estadual de Excelência em Gestão Pública do Tocantins (NEGP/TO) e chefe do Departamento de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Tocantins (MPE/TO), João Ricardo de Araújo Silva, de funcionários do Instituto de Contas e da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (ASPDO)

O encontro teve como objetivo explicar como será feita a implantação do programa no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), que aderiu ao Gespública em junho deste ano com o objetivo de promover a melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Na oportunidade, João Ricardo apresentou os trabalhos do Núcleo e detalhou os produtos esperados na primeira fase do projeto, que é voltada para a realização da autoavaliação da instituição.

Ele esclareceu que na etapa inicial é formado o código de ética, especificados os conceitos fundamentais, montado o perfil da organização, para, então, ser feita a autoavaliação, que deve ser validada por um comitê da Gespública. “Agora, os próximos passos do TCE serão a constituição do comitê gestor e a definição da amplitude do trabalho”, relatou.

Silva ainda elogiou o interesse e a motivação do TCE na adesão ao Gespública. “Ainda não é possível avaliar o trabalho, visto que ele ainda não começou, mas a motivação está muito clara, pois a instituição já está partindo para a execução do programa”, disse.

Também participou da apresentação o assessor jurídico do MPE Pedro Amilto Aguiar Cruz, também voluntário do NEGP/TO, que ressaltou que as ações relativas à autoavaliação já trazem mudanças no órgão.

O TCE/TO aderiu ao programa em junho deste ano com o objetivo de promover a melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Para a assessora de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Osmarina Rodrigues Andrade, o Gespública, aliado às metas do Planejamento Estratégico e ao Gerenciamento de Rotina – fatores de avaliação institucional -, vai possibilitar uma melhoria nas ações da Corte de Contas que terá reflexo para os servidores, os jurisdicionados e a sociedade. “O Gespública é fundamental, com a autoavaliação teremos um diagnóstico completo que vai mostrar como o Tribunal está e onde podemos melhorar”, destacou.

Gespública
Ancorado no Estado pelo Ministério Publico Estadual, o programa Gespública foi criado em 2005 e busca a excelência na gestão. O programa é baseado em métodos de padrões de qualidade internacional, que inicialmente eram aplicados apenas na iniciativa privada. Além disso, o Gespública é composto de uma série de critérios que avaliam o desempenho das instituições públicas nos diversos ramos de atuação.