TCE adere ao Gespública
Denise Soares
O Ministério Público Estadual (MPE), âncora do Gespública no Tocantins, recebe mais uma instituição no Programa, desta vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A adesão será realizada pelo Procurador Geral de Justiça do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira, nesta quarta-feira, 20, às 14h30, no pleno do TCE, em Palmas.
O Programa foi criado em 2005, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade. O Gespública busca a excelência na gestão, baseado em padrões internacionais de qualidade, que inicialmente eram aplicados apenas na iniciativa privada.
No mês de abril, o MPE recebeu a ancoragem estadual do Gespública graças aos resultados obtidos desde a inclusão do Programa no planejamento estratégico da Instituição. O programa é composto de uma série de critérios que avaliam o desempenho das instituições públicas nos diversos ramos de atuação. Com a ancoragem do Gespública, o MPE passou a ser o responsável pela capacitação das outras Instituições.
No Tocantins, fazem parte do Gespública as seguintes instituições: Ministério Público do Tocantins, Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Tocantins, Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplam), Polícia Militar, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria das Cidades, Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Naturatins, Prefeitura de Tocantínia, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão de Palmas.