MPE sedia nova etapa do Gespública
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou na manhã desta quarta-feira, 02, o curso de capacitação do Gespública para 35 servidores de vários órgãos públicos do Estado. O Programa foi criado em 2005, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados a sociedade. O Gespública busca a excelência na gestão, baseado em padrões internacionais de qualidade, que inicialmente eram aplicados apenas na iniciativa privada.
No mês de abril, o MPE recebeu a ancoragem estadual do Gespública graças aos resultados obtidos desde a inclusão do Programa no planejamento estratégico da Instituição. O programa é composto de uma série de critérios que avaliam o desempenho das instituições públicas nos diversos ramos de atuação. Com a ancoragem do Gespública, o MPE passou a ser o responsável pela capacitação das outras Instituições.
Participam do curso servidores do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Secretaria Estadual de Planejamento, entre outros. Na abertura do encontro, o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, falou sobre as conquistas do MPE desde a adesão ao Programa, que tem como principal objetivo desburocratizar a gestão. “O Tocantins é um Estado novo e desorganizado quanto ao planejamento. Os gestores passam, mas os servidores ficam e serão os responsáveis por melhorar a eficácia do serviço público. Enquanto não houver planejamento, vamos trabalhar sem ver o futuro chegar”, destacou o Procurador-Geral de Justiça citando ainda que o Ministério Público cresceu quase 200% em relação à sua atuação desde 2009, quando implantou o Gespública.
O curso, iniciado nesta quarta-feira, seguirá até a próxima sexta-feira, 04.