Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPE contribui com tese de doutorado na área da infância e juventude

Atualizado em 26/03/2012 09:20

Alayla Milhomem


Com atuação na área da infância e juventude há seis anos, o Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior  foi um dos selecionados pela psicóloga Rosana Carneiro Tavares para responder à pesquisa da tese de doutorado que tem como tema “O Significado da Desinstitucionalização do Adolescente que Perpassa as Políticas Públicas da Saúde Mental e as Medidas Socioeducativas”. O estudo tem como objetivo avaliar como se dá a execução dessas políticas e mapear os pontos facilitadores para sua implementação.


A pesquisa foi realizada na tarde desta sexta-feira, 23, e abordou entre outras questões, os atos infracionais, o cumprimento de medidas socioeducativas e a política de saúde mental voltada ao adolescente que é usuário abusivo de álcool e outras drogas.

 

Durante a entrevista, Sidney Fiori relatou algumas experiências da sua atuação enquanto Promotor da Infância e Juventude e enfatizou o papel do Ministério Público Estadual (MPE) como órgão fiscalizador e de controle dos instrumentos jurídicos que subsidiam o cumprimento das medidas socioeducativas. O Promotor acredita no perfil articulador da Instituição, que prioriza a resolução de conflitos sem necessidade de judicialização.


Ao final da pesquisa, o Promotor de Justiça destacou a importância de estudos que abordam essa temática. “Esperamos que estudos como esse contribuam para o aprimoramento profissional e  com a formação daqueles que lidam diariamente com a questão.