Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

PGJ prestigia posse de membro como Secretário de Estado

Atualizado em 09/03/2012 09:35

Alayla Milhomem

 

Na tarde desta quinta-feira, 8, o Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, acompanhado do Corregedor Geral do Ministério Público, Procurador de Justiça João Rodrigues Filho, dos Procuradores de Justiça José Maria da Silva Júnior e Marco Antônio Bezerra e dos Promotores de Justiça Célio Sousa Rocha, Kátia Chaves Gallieta, Fábio Lang e Edson Azambuja, prestigiou a posse do Promotor de Justiça Nilomar dos Santos Farias como novo Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado. A solenidade aconteceu no Palácio Araguaia e contou também com a presença de servidores do Ministério Público Estadual (MPE).


O Promotor de Justiça foi autorizado a assumir o cargo no Governo pelo Conselho Superior do MPE, com base na Resolução nº 72 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A Resolução, que passou a vigorar em em 2011, revogou os artigos 2º a 4º da Resolução nº 5/2006, e possibilitou  o afastamento de membro do Ministério Público para o exercício de outro cargo público.


Desde 1999 Nilomar  coordenava o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e se afasta temporariamente das atividades do MPE após 19 anos de contribuição ininterrupta com a Instituição.

 

Como primeira atividade, o novo Secretário fará um diagnóstico da Secretaria que assume para, só então, tomar providências conforme necessidades mais prementes. “Vou levar a minha experiência como Agente de Polícia e Promotor de Justiça para tentar resolver principalmente os problemas relacionados ao sistema prisional”, relatou Nilomar.


Perfil
Bacharel em História e Direito pela Universidade Católica de Goiás, com pós- graduação em  Direito Penal, Processo Penal e Constitucional pela Academia de Polícia Civil do Estado de Goiás, o Promotor de Justiça Nilomar dos Santos Farias, natural de Arraias, ingressou no MPE em 1993.

Na Instituição, atuou como Promotor de Justiça, Assessor Especial da Procuradoria Geral e Coordenador do Gaeco 2009/2012, na gestão do Procurador-Geral, Clenan Renaut de Melo Pereira.