Gespública: MPE reinicia atividades como âncora do Programa no Estado
Alayla Milhomem
Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 15, marcou o início dos trabalhos do Programa Federal de Modernização e Desburocratizaçao da Gestão Pública (Gespública) no Ministério Público Estadual (MPE).
A equipe da Secretaria Executiva do Núcleo de Excelência na Gestão Pública (NEP) do Estado do Tocantins discutiu, entre outros assuntos, o cronograma de visitas que serão feitas às Instituições na busca de novos adeptos ao Programa. Além de elaborar o calendário de visitas, o grupo discutiu a realização de um grande evento que deverá concretizar as adesões de órgãos ao Programa, que está previsto para acontecer em abril deste ano com a presença de representantes do Ministério do Planejamento.
O coordenador da Comissão do Gespública no MPE e chefe de gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha, destacou os bons frutos que o Programa trouxe à Instituição desde a sua implantação, há dois anos. “O Gespública é o embrião de grandes projetos como o Planejamento Estratégico que se consolida a cada ano, o Mapeamento de Processos, e o próprio Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores (PCCR), que está se concretizando”, comemorou.
Também participaram da reunião o Chefe do Departamento de Planejamento de Gestão, João Ricardo de Araújo, representando o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), a encarregada de área Maria da Guia Costa Mascarenhas, o Assessor Jurídico Pedro Amilto, a Assessora de Cerimonial, Mônica Farias, a Assessora de Comunicação, Alayla Milhomem, e o voluntário do Projeto junto à Secretaria Executiva, João Lira Braga Júnior.
Ancoragem
O MPE assumiu a coordenação do Gespública no Tocantins em junho do ano passado, passando a ser o responsável por desenvolver estratégias de adesão e participação no Programa, além de orientar as instituições que buscam excelência na gestão pública.
O Gespública é um programa do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, resultado de inciativas para a promoção da gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.