calendar_month
14/11/2011

Congresso discute comunicação, gestão e tecnologia da informação

Alayla Milhomem

Durante três dias, integrantes do Ministério Público Brasileiro estiveram reunidos em Brasília, onde participaram do 2º Congresso de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, o evento contou com cerca de 400 participantes.

Seis integrantes do MPE participaram do Congresso que discutiu estratégias de gestão, comunicação e tecnologia da informação para o aprimoramento das atividades das Instituições. Para o chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha, o momento foi de reflexão para o aprimoramento das atividades executadas pelo MPE, tanto na atividade fim quanto na atividade meio. “Por meio da troca de experiências, percebemos que a realidade da nossa Instituição não é diferente do que acontece nos outros estados, temos que buscar constantemente melhorias para o Ministério Público tocantinense e procurar envolver todos os integrantes nos processos estratégicos do Órgão ”, destacou Célio Rocha.

O compartilhamento de ideias entre os integrantes de diversas áreas foi um dos pontos positivos abordado pelos participantes do Congresso. O engenheiro de software do MPE, Rodrigo Matias, que também participou do evento, relatou que conhecer o funcionamento de outras instituições é um estímulo para a busca constante de aperfeiçoamento. “Podemos levar conhecimento sobre as boas práticas do MPE e trazer novas experiências que poderão contribuir ainda mais com o desenvolvimento dos trabalhos dentro da nossa Instituição”, relatou Rodrigo.

Também participaram do Congresso o Diretor-Geral, José Maria Teixeira, o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Huan Carlos Borges Tavares, a chefe da Assessoria de Cerimonial, Mônica Cristina, e a chefe da Assessoria de Comunicação, Alayla Milhomem.

Programação
15 atividades entre palestras, minicursos e painéis fizeram parte da programação preparada para os participantes do 2º Congresso de Gestão. O CNMP disponibilizou em seu portal de notícias arquivos com o conteúdo de todas as palestras realizadas no Congresso.

“Formulação e implementação de agendas estratégicas para organizações públicas”, com o palestrante Peter Dostler (Professor e Sócio-diretor da Gdconsult), “Gestão Estratégica -Experiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, com  Paulo Sérgio V. Fresneda (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Planejamento Estratégico de TI - MPGOG/SLTI Instrução Normativa n. 04/2010, com Cristiano Rocha Heckert (Diretor de Articulação e Gestão do Ministério da Integração Nacional), Comunicação: MP, imprensa e sociedade: como aprimorar o relacionamento? com Juliano Basile (Jornalista do Valor Econômico) e Zileide Silva (Jornalista da TV Globo) e Planejamento Estratégico para Resultados Eficazes, com Ulisses Tapajós Neto, foram algumas das palestras ministradas durante o evento.

Planejamento Estratégico
Durante o Congresso, foi lançado o Planejamento Estratégico do Ministério Público Brasileiro. Os participantes do Congresso puderam  conhecer o Mapa Estratégico do Planejamento, com os desdobramentos das estratégias e os quatro temas prioritários que tratam de improbidade administrativa,  corrupção, infância e juventude, meio ambiente e combate à criminalidade.

Na ocasião, o presidente do CNMP e Procurador da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, destacou a importância da participação de membros e servidores na efetivação do Planejamento.“Para se obter sucesso, é preciso dedicação e empenho de todos os membros e servidores. A primeira parte já está pronta, agora precisamos dar continuidade a este trabalho que integrou e respeitou cada unidade desde o começo de sua construção”, constatou.