Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Sede das Promotorias de Justiça em Tocantinópolis leva o nome de juiz fundador da Comarca

Atualizado em 12/08/2011 20:59

Denise Soares

A partir desta sexta-feira, 12, a cidade de Tocantinópolis recebe as novas instalações da sede definitiva do Ministério Público Estadual (MPE), prédio que homenageia o fundador da Comarca, Rufino Theotônio Segurado, por sua relevante contribuição jurídica na região. Juiz de Direito, Rufino foi responsável, no ano de 1854, pela implantação da Comarca de Boa Vista, hoje Tocantinópolis.


Em concorrida solenidade, o Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, inaugurou a sede das Promotorias de Justiça de Tocantinópolis. Prestigiaram o evento várias autoridades, entre elas o Prefeito Municipal, Fabion Gomes, o Deputado Estadual José Bonifácio, Promotores e Procuradores de Justiça, além de representantes do Poder  Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e comunidade em geral.


Bastante emocionado por voltar em sua terra natal, desta vez, para entregar uma obra de tamanha importância para a sociedade, o PGJ ressaltou o engrandecimento do Ministério Público e a credibilidade alcançada perante a sociedade. “O Ministério Público tem se destacado em diversas áreas, principalmente no combate à corrupção e na busca pela melhoria nas cadeias e presídios do Estado”.


Representando todos os Promotores de Justiça, o responsável pela Comarca de Tocantinópolis, Eurico Greco, fez menção à responsabilidade do Ministério Público com a Constituição de 88 e a importância de se valorizar o Promotor de Justiça, que trabalha em prol da sociedade. “Com esta nova estrutura proporcionada aos membros, torna-se efetiva a atuação do Ministério Público em toda a sua grandeza”, disse Eurico.


O Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra, que falou em nome da cúpula do Ministério Público, classificou a atuação dos colegas como “instrumentos da promoção da cidadania”. O Promotor Paulo Sérgio Ferreira, também filho de Tocantinópolis, lembrou que a nova sede na Comarca é a prova de que a luta separatista desta região não foi em vão. “Dificilmente teríamos uma obra como esta, se ainda fôssemos do antigo norte goiano”. Durante a solenidade, o PGJ homenageou Natalino Resplande de Araújo, grande personalidade política e histórica do município, dando seu nome ao auditório da sede.


Ao final do evento, Clenan Renaut fez a entrega de dois veículos que serão utilizados nas Promotorias de Justiça de Tocantinópolis e Araguatins, além doar mobiliário para a Delegacia da cidade.


Na oportunidade, o PGJ anunciou a inauguração da sede definitiva da Promotoria de Justiça de Paranã, no dia 26 de agosto.