Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Maria Cotinha Bezerra Pereira

Atualizado em 19/12/2019 11:31

Maria Cotinha Bezerra Pereira é natural de Paranã, município do sudeste do Tocantins. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 1988 e especializou-se em Direito Penal e Processual Penal em 1997 e em Estado de Direito e Combate à Corrupção em 2017. Atualmente, é mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.


Ingressou no Ministério Público do Tocantins em 1990, por meio do primeiro concurso para membros da instituição. Como promotora de Justiça, atuou nas comarcas de Alvorada, Miranorte, Araguaína, Miracema e Paraíso. No ano de 2017, tornou-se titular da 10ª Promotoria de Justiça da Capital.


Na cidade de Palmas, exerceu as funções de assessora especial, assessora jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça e chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça. Em março de 2019 passou a responder pela subprocuradoria-geral de Justiça e, em agosto do mesmo ano, foi promovida na carreira ao cargo de procuradora de Justiça.


Com a aposentadoria do chefe da instituição em dezembro de 2019, Maria Cotinha foi elevada ao cargo de procuradora-geral de Justiça para mandato complementar de um ano.