MPTO e Sebrae discutem projeto para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Sebrae estudam parcerias, por meio do projeto Força Mulher, para resgatar a cidadania e a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Núcleo Maria da Penha. O encontro entre o superintendente da instituição, Rérison Antônio Leite, e a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, ocorreu nesta semana, na sede administrativa do Sebrae, em Palmas.
Na ocasião, Rérison Leite pontuou que a inclusão produtiva será uma das prioridades estratégicas do Sebrae. Em sua visão, essa prerrogativa irá ampliar o atendimento às mulheres em vulnerabilidade, por meio de uma parceria estratégica com instituições de credibilidade e alinhadas com a pauta dos direitos das mulheres. "Para 2023 estamos prospectando recursos para atender 3.300 mulheres, com acolhimento, capacitações e entrega de kits para empreender, compostos por equipamentos e insumos básicos para que as mulheres consigam abrir um pequeno negócio."
Segundo a promotora Isabelle Figueiredo, o propósito do Força Mulher converge com um dos objetivos do trabalho realizado pelo Núcleo Maria da Penha, "o que assegura oportunidade de inclusão social e econômica às mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo”, aposta.
A parceria tem como objetivo unir os esforços entre as instituições para ampliar o alcance do Projeto Sebrae Força Mulher às mulheres atendidas pelo Ministério Público. A intenção é atuar no desenvolvimento de políticas de proteção da mulher e em matérias relacionadas ao combate e à prevenção da violência doméstica e familiar.
Os termos da parceria foram negociados e, em breve, as instituições assinarão o acordo de cooperação técnica e iniciarão os atendimentos em união de esforços.
Força Mulher
O projeto Força Mulher tem como objetivo a inclusão produtiva de mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo. A metodologia utilizada no atendimento às participantes do projeto foi desenvolvida pelo Sebrae Tocantins em 2021. A partir da criação, o projeto vem sendo aprimorado e conquistando várias parcerias estratégicas, possibilitando ampliar os atendimentos e potencializar os resultados da iniciativa.
O Força Mulher contempla a fase do acolhimento e capacitação, no qual o atendimento é composto por palestras, cursos de gestão de pequenos negócios e oficinas socioprofissionalizantes nos eixos: Mulher é Arte (corte e costura, patchwork/customização), Mulher em Ação (serviços de refrigeração e construção civil), Lucrando com o Sabor (oficinas de gastronomia para eventos, bares e lanchonetes) e Beleza (cabelos, unhas e cuidados com a pele). (Luana Fernanda- Sebrae/TO)