MPE discute combate à violência doméstica e familiar no município de Gurupi
Com o objetivo de discutir políticas públicas destinadas ao combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, a Promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Estado do Tocantins, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, reuniu-se com autoridades do município de Gurupi, na tarde desta quinta-feira, 27.
O encontro, realizado na sede do Poder Executivo Municipal, contou com a participação do prefeito Laurez Moreira, do vereador Eduardo Fortes, do juiz Ademar Alves de Souza Filho e da psicóloga Laslei Aparecida Teles Petrilli.
Segundo a Promotora Jacqueline Orofino, o intuito do encontro foi apresentar ao prefeito a importância de reestruturar os órgãos já existentes, a fim de que passem a abranger serviços da proteção às mulheres, bem como propor a criação da Secretaria de Proteção à Mulher e do Conselho Municipal da Mulher.
Além disso, a promotora relatou a necessidade de firmar parceria com a Polícia Militar para dar suporte ao funcionamento da Patrulha Maria da Penha, cujo objetivo é oferecer mais segurança a mulheres vítimas de violência doméstica ou sob o risco iminente de agressão.
“Durante a reunião, o prefeito assumiu o compromisso de elaborar e realizar as políticas públicas, reestruturando as já existentes, bem como de criar a Secretaria de Proteção a Mulher e o Conselho Municipal da Mulher”, explicou a Promotora de Justiça. (João Lino Cavalcante)