Ministério Público leva informações sobre a Lei Maria da Penha a adolescentes do Programa Jovem Empreendedor
Retomando as atividades do Projeto “Uma Parceira Rumo à Paz”, desenvolvido pelo Ministério Público, por meio do Núcleo Maria da Penha, aconteceu nesta quarta-feira, 22, uma roda da palavra sobre a Lei Maria da Penha, a um grupo de aproximadamente 70 jovens, que fazem parte do Programa Jovem Empreendedor. Os mesmos são capacitados pela RENAPSI - Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração, que contrata jovens para trabalhar na condição de aprendiz. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Católica do Tocantins.
Os jovens puderam discutir, se informar e socializar experiências sobre as diversas formas de violência doméstica e as implicações que este tipo de prática causam às famílias e à sociedade, tomando como base os recentes casos noticiados pela mídia. A ideia do projeto é fazer com que os participantes sejam disseminadores da paz, principalmente, no seio familiar.
De acordo com a equipe de docentes e a assistente social que acompanha os jovens, o caminho para combater a violência doméstica passa necessariamente pelo envolvimento dos educadores, da gestão escolar, das famílias e também dos alunos. “A violência começa com a exclusão, "os alunos excluídos" acabam disseminando a violência com os colegas, nos relacionamentos e até com a família, por isso esse tipo de ação se faz necessário em toda a esfera educacional", afirma a professora Maria Margarida Pessoa Batista, reforçando que o diálogo e a informação são o melhor antídoto contra a violência doméstica.
O objetivo do projeto é levar o debate sobre a violência doméstica e familiar até as comunidades, além de propagar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha.
Conduziram o bate-papo a pedagoga Leila Maria Lopes e a assessora jurídica Raíza Lanousse Aguiar, ambas do Núcleo Maria da Penha.
Jovem Empreendedor
O Jovem Empreendedor é um programa que oportuniza trabalho aos jovens, na condição de Aprendiz, em órgãos da Prefeitura de Palmas.