Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe projeto “Anjos da Guarda”

Atualizado em 10/11/2017 00:00

João Lino Cavalcante


A Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Palmas, teve uma manhã diferente nesta segunda-feira, 07. Mais de 50 alunos do nono ano reuniram-se em uma sala para aprender e discutir sobre um tema delicado, mas fundamental para o convívio em sociedade.


O Projeto Anjos da Guarda, iniciativa do Ministério Público Estadual, por meio do Núcleo Maria da Penha, tem levado o debate sobre a violência contra a mulher para dentro das salas de aulas, com palestras e informações sobre a Lei Maria da Penha.


Lívia Monteiro, de 14 anos, e Mirely Garcia, de 15, são alunas do nono ano e reconhecem a importância de estimular essa discussão dentro do ambiente escolar. “Tem muitos meninos que não entendem o que configura uma violência contra a mulher. Estamos formando o nosso caráter, se não tivermos consciência dos nossos direitos e que devemos lutar por eles, continuaremos tendo mais casos de violência”, afirmou Lívia.


O projeto Anjos da Guarda visa incentivar o público jovem a ter um novo olhar em relação à violência contra a mulher, identificando as diversas formas de violência e descobrindo como denunciar e combater esse problema ainda tão comum na sociedade.


Para a Promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes, coordenadora do Núcleo Maria da Penha do Ministério Público Estadual, a informação é a forma mais eficaz de quebrar esse ciclo de violência, por isso, no final da palestra, os estudantes recebem um certificado de “guardião do lar”, reforçando seu papel e sua responsabilidade como multiplicadores dessa informação.


Os alunos também receberam cartilhas contendo informações sobre a Lei Maria da Penha, além do telefone e endereço do Núcleo no MPE. A palestra desta segunda-feira foi ministrada pelas servidores do MPE, Leila Maria Lopes da Silva (pedagoga) e Raíza  Lanousse Barbosa Aguiar (assessora jurídica).


A escola Darcy Ribeiro é a sexta a receber o Projeto, que tem como meta visitar todas as escolas da capital. Na próxima quarta-feira, 10, será a vez da Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

Acesso Rápido