Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

\'Mulher tem que ganhar menos porque é menos inteligente\', diz deputado polonês no Parlamento Europeu

Atualizado em 29/03/2017 00:00

Presidente da Casa abriu investigação que pode resultar em punição para ultraconservador. Espanhola retrucou comentário machista;


O político ultraconservador polonês Janusz Korwin-Mikke, de 74 anos, deixou o Parlamento Europeu horrorizado mais uma vez quando, num debate sobre a diferença salarial entre homens e mulheres na Europa, afirmou que "as mulheres devem ganhar menos porque são mais fracas, menores e menos inteligentes". "Elas devem ganhar menos. Isso é tudo", concluiu.


A eurodeputada socialista espanhola Iratxe García não deixou o ataque barato e retrucou em seguida: "Segundo as suas teorias, eu não deveria ter o direito de estar aqui como deputada. Sei que o magoa e o preocupa que hoje as mulheres possam representar os cidadãos em igualdade de condições com você. Estou aqui para defender as mulheres europeias de homens como você."


García disse que pediria sanções contra o polonês. O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, abriu uma investigação do caso. Caso se considere que Korwin-Mikke infringiu as regras da Casa, ele pode ser punido com uma reprimenda, uma multa ou até um período de suspensão.


O comentário de Korwin-Mikke nesta quarta-feira (1º) não foi um caso isolado. Ele já foi punido em 2012, por causa de comentários contra negros, e em 2015 por fazer uma saudação nazista no plenário do Europarlamento, o que lhe custou uma suspensão de salário de 10 dias e uma multa de 3.000 euros.


Acesso Rápido