Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPE participa de marcha pelos direitos das mulheres

Atualizado em 08/03/2017 00:00

Daianne Fernandes


O Dia Internacional da Mulher foi marcado por manifestações em Palmas. O Ministério Público Estadual (MPE) participou da “Marcha Eu Paro #8M – Parada das Mulheres do Tocantins” como forma de protesto contra a Reforma da Previdência, pelo fim da violência de gênero e pela legalização e descriminalização do aborto.


Representantes do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid) e o Núcleo Maria da Penha, do MPE, participaram do evento convidando as mulheres a se informar e cobrar seus direitos, combater a violência de gênero e fazer da data 8 de março, uma data de reflexão e luta, não apenas de comemoração e homenagens.


Para a coordenadora do Caocid, Thais Cairo, essas manifestações são importantes porque chamam a atenção da população para temas importantes que, muitas vezes, passam despercebidos pelo grande público, como é o caso da reforma da previdência e suas consequências diretas sobre as mulheres. “Muitas vezes as pessoas não estão percebendo a gravidade de um problema e ao observar um ato como este, ficam curiosos em saber o motivo daquelas pessoas estarem ali. Essa curiosidade pode ser o estopim para que o cidadão possa buscar mais informações”, frisou.


A Marcha foi a conclusão de uma agenda organizada pela Casa 8 de Março, que contou com o apoio do MPE, Defensoria Pública e outras instituições. As ações foram iniciadas no dia 7, com rodas de conversa sobre temas como a violência contra a mulher, cyberbulling, lesbofobia e reforma da previdência, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A Promotora de Justiça, Thais Cairo participou do evento, ministrando palestra sobre violência doméstica, ao lado da defensora pública Vanda Sueli Machado Nunes.

Acesso Rápido