13º Reunião Ordinária
Ocorreu no ultimo dia 18 de setembro de 2019, a 13º Reunião Ordinária do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
Em reunião,
Foram apresentadas, a nova secretária executiva do Fórum, Maria Isabel Miranda, e Mônica Costa, como substituta de Gisele Akemi, na relatoria da Comissão 2.
Em relação a Rede Analítica PQA, o Prof. Emerson anunciou a criação de um núcleo voltado para a pesquisa em agrotóxicos, tendo como integrantes a professora Patricia Guarda, Kelen e Dr. Denilson para que seja feita a aproximação de professores atuantes na área. Em complemento à fala do Prof. Émerson, Patricia Guarda explanou sobre o trabalho realizado nas feiras em 2014 e do interesse me realizar esse trabalho novamente em 2019/2020.
O Carlos (ADAPEC) aproveitou o assunto das hortas para mencionar o trabalho de pente fino que a ADAPEC está realizando nas hortas de Palmas, há mais de 1 semana. Como resultados primários desse trabalho, o representante Titular da ADAPEC, Guliano Milhomem, apontou como preocupante a utilização de domissanitários em hortas comunitárias, que são de responsabilidade da prefeitura de Palmas. Entrando nessa discussão Maria Sturmer (Associação Água Doce) alertou sobre a dificuldade que os produtores têm de passar pelo processo de reversão e que estes necessitam de apoio financeiro e assistência técnica durante esse processo. Em face disso o Coordenador Adjunto do Fórum, Álvaro Manzano, enfatizou a necessidade de orientação de qualidade aos produtores.
Ao ser questionada sobre a realização de alguma ação de educação ambiental por parte do Ruraltins, Drielly pontuou que atende ao Assentamento São João, e que o público-alvo é o rural, nesse sentido há a necessidade de parceria com a Prefeitura para que seja feito um trabalho de capacitação dos produtores das Hortas Comunitárias.
Por fim foi feita a nomeação de Giuliano Milhomem, representante da ADAPEC como relator da Comissão Temporária de Politicas Públicas.