CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
18/11/2025

Em prestação de contas ao Colégio de Procuradores, Cesaf-ESMP relata que seus cursos alcançaram cerca de 3 mil pessoas em 2025

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (Cesaf-ESMP) apresentou ao Colégio de Procuradores de Justiça, nesta segunda-feira, 17, seu relatório de atividades de 2025.

3 mil pessoas atendidas
Alguns números se destacaram: cerca de 3 mil pessoas foram atendidas nos cursos, capacitações técnicas e oficinas realizados pelo Cesaf-ESMP, nas modalidades presencial e a distância. Como parte destas atividades, 1.543 certificados de participação já foram emitidos.

Pós-graduação
No que se refere à oferta de pós-graduação pelo Cesaf-ESMP, há uma massiva predominância de mestres e doutores no quadro de docentes, chegando a 100% na 2ª turma da especialização em Direito e Políticas Públicas, que se encontra em andamento.

Além disso, parcerias com instituições de ensino superior (em especial, a Universidade Federal do Tocantins e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense)  ampliaram o acesso de membros e servidores do MPTO a programas de mestrado e doutorado.

Extensão
Também foram apresentadas as principais atividades da área de extensão, incluindo projetos e experiências como o Luzeiro (de diagnóstico participativo para o fortalecimento da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso), as análises da Demarcação de Territórios Quilombolas no Tocantins e o Congresso de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas.

Trabalho de recredenciamento
O diretor-geral do Cesaf-ESMP, procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, informou que está em andamento o processo de recredenciamento da instituição junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), o que inclui a elaboração de um plano de desenvolvimento para os próximos cinco anos. A aprovação é condição para que seja mantida a oferta de pós-graduações.

Ele também falou sobre o desenvolvimento de pesquisas, mencionando que a meta é focá-las na atuação do Ministério Público e do Sistema de Justiça.

Elogios
Ao final da apresentação, os membros do Colégio de Procuradores elogiaram a contínua evolução do Cesaf-ESMP ao longo dos anos. O procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, também enalteceu o amadurecimento institucional e o compromisso demonstrado por sua equipe.