CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
07/10/2025

Curso \"A Negociação como Método Autocompositivo\" está com as inscrições abertas

Integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) podem se inscrever para o curso de capacitação "A Negociação como Método Autocompositivo". O curso será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, presencialmente, na sede do MPTO, em Palmas.


Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) e Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), o curso é voltado exclusivamente a membros e servidores do MPTO.


Com uma carga horária de 14 horas e na modalidade presencial, o curso tem como objetivo central capacitar os participantes no uso estratégico da negociação, reforçando o papel do MP como agente de articulação social e incentivador da pacificação.


Os participantes serão capacitados no uso de técnicas, princípios e procedimentos de negociação para fortalecer a cultura da autocomposição. O conteúdo programático inclui a apresentação do método de negociação sistematizado pela Universidade de Harvard, bem como exercícios práticos e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a construção de consensos qualificados.


A palestrante convidada é a coordenadora técnico-jurídica do  Centro  de  Autocomposição  de  Conflitos  e  Segurança  Jurídica  do  Ministério Público  do Estado de Minas Gerais (Compor), promotora de Justiça de Danielle Arlé, autora de livros sobre o tema.


Como se inscrever


Para garantir uma das 60 vagas disponíveis, as inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://eadcesaf.mpto.mp.br/enrol/instances.php?id=314.


A participação no evento pode contar pontos para a progressão funcional. Para membros, o programa será encaminhado ao Conselho Superior do MPTO para fins de pontuação objetiva nos concursos de remoção e promoção por merecimento. Para servidores, a participação contará como horas para progressão vertical.


Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP