MPTO promove capacitação para vigilantes e recepcionistas com foco em segurança e atendimento de excelência
Em uma iniciativa estratégica para elevar os padrões de segurança institucional e aprimorar a qualidade do atendimento ao público, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) e Assessoria Militar, lança o curso "Capacitação para Vigilantes e Recepcionistas do MPTO: acesso seguro e atendimento com excelência".
Com 100 vagas disponíveis, a capacitação é oferecida na modalidade a distância, através da plataforma Eadcesaf, e estará acessível até 25 de setembro de 2025. O curso possui carga horária de 1 hora, otimizada para a rotina dos profissionais.
O principal objetivo da iniciativa é capacitar os colaboradores terceirizados que atuam na recepção e vigilância patrimonial do MPTO. A proposta visa padronizar os procedimentos de controle de acesso, reforçar as normas de segurança vigentes e promover um atendimento eficiente, humanizado e de excelência a todos os cidadãos.
O conteúdo programático é dividido em cinco módulos essenciais: "Introdução ao Ato PGJ nº 0042/2025", "Controle de Acesso", "Inspeção de Segurança", "Proibições e Restrições" e "Postura e Atendimento Humanizado". As aulas são apresentadas de forma clara e acessível, com exemplos práticos, recursos visuais e material complementar em PDF, facilitando o aprendizado e a aplicação imediata dos conhecimentos. A avaliação para obtenção do certificado de participação será baseada no controle de visualização de 100% da videoaula.
A instrução do curso estará a cargo do Major Daniel Silva dos Santos, especialista em Gestão de Segurança Pública e Direito, que possui vasta experiência em segurança institucional e análise de riscos, garantindo a excelência e relevância do conteúdo transmitido.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP