Curso de autodefesa para mulheres do MPTO
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ofereceu um curso de autodefesa para mulheres na 8ª Regional. O treinamento, que aconteceu nesta sexta-feira, 22, na sede da Promotoria de Justiça de Augustinópolis, foi direcionado a integrantes que atuam nas sedes de Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Xambioá e Ananás.
O treinamento foi ministrado pelo professor Ricardo Martins Santos e teve a duração de três horas. O objetivo principal foi capacitar as participantes com táticas de autoproteção e métodos de prevenção, reforçando sua segurança e independência pessoal.
Além de ensinar habilidades físicas, o curso pretende aumentar a consciência situacional, ensinando a antecipar ameaças e a tomar decisões rápidas. Isso não só melhora a confiança e a autonomia, mas também ajuda a reduzir o medo e a sensação de vulnerabilidade, permitindo que as mulheres vivam livres e com segurança.
A iniciativa foi promovida pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça.
Próximas edições do curso
Confira o calendário das próximas edições do curso de autodefesa:
12 de setembro: Dianópolis/Taguatinga (4ª Regional: Dianópolis, Taguatinga, Paranã e Arraias)
10 de outubro: Araguaína (2ª Regional: Araguaína, Filadélfia, Goiatins e Wanderlândia)
28 de novembro: Palmas
Texto por Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP