MPTO é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com documentário sobre o Projeto Luzeiro
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concorrendo na categoria Vídeo Institucional com documentário de apresentação do Projeto Luzeiro.
Para assistir ao documentário, disponível no YouTube, clique AQUI.
Desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), o Projeto Luzeiro identifica, por meio de diagnóstico participativo, as demandas de povos e comunidades tradicionais. Com base no diagnóstico, o objetivo é constituir um Plano de Desenvolvimento Integral para subsidiar políticas públicas em favor dos direitos fundamentais da comunidade.
Em sua etapa inicial, o Projeto Luzeiro voltou sua atenção à comunidade quilombola Kalunga do Mimoso.
O documentário dá voz aos moradores, revelando desafios e esperanças. A produção valoriza a cultura quilombola e reforça o papel do MPTO na promoção de políticas públicas e no fortalecimento da autonomia e do desenvolvimento sustentável.
O MPTO é um dos cinco finalistas da categoria Vídeo Institucional, juntamente com a Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul, Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e Tribunal de Justiça de Rondônia.
A divulgação dos vencedores acontecerá no início de agosto, na cidade de São Luís (MA), durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça.
Sobre o prêmio
O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não governamental sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão. O Fórum é integrado por assessores de Comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunais de Contas e instituições afins.
Podem concorrer ao prêmio os setores de comunicação de instituições ligadas ao sistema de justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB), Tribunais de Contas e outras entidades.