Procurador de Justiça Miguel Batista é eleito diretor-geral do Cesaf-ESMP
O Procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho foi eleito por unanimidade para dirigir o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) no biênio 2025/2026. A eleição ocorreu na segunda-feira, 2, durante sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça.
A atual diretora-geral do Cesaf-ESMP, Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, celebrou a escolha: "Estamos felizes com a eleição do Procurador de Justiça Miguel Batista, profissional competente e qualificado, que certamente dará grandes contribuições e realizará importantes conquistas para nossa Escola Superior".
Após a eleição, Miguel Batista destacou seu compromisso com a instituição: "Temos um compromisso com a excelência acadêmica! No próximo biênio, vamos aprimorar nossa estrutura, com foco em ensino de qualidade, pesquisa relevante e extensão engajada. O recredenciamento da Escola também será uma prioridade, para que possamos continuar avançando."
Com vasta experiência no MPTO, Miguel Batista ingressou na instituição em 1993 e atuou como Promotor de Justiça em diversas comarcas, incluindo Augustinópolis, Formoso do Araguaia, Araguaína e Palmas. Em agosto de 2023, foi promovido a Procurador de Justiça por merecimento, consolidando sua trajetória de excelência.
Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque, como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor-Corregedor e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Atualmente, exerce a função de vice-diretor do Cesaf-ESMP, o que lhe confere amplo conhecimento da instituição e suas necessidades.
Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, com revalidação do título pela Universidade Estácio de Sá, Dr. Miguel Batista possui sólida formação acadêmica, o que contribuirá para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no Cesaf-ESMP.
A posse do novo diretor está marcada para fevereiro de 2025.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP