Frequência do Respeito aborda relacionamentos abusivos com a ajuda da psicanálise
Já está disponível o segundo episódio da série de rádio Frequência do Respeito - Vozes pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Produzida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), a série leva informação e apoio às vítimas de violência doméstica durante a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Neste episódio, o tema "Entendendo e Superando Relacionamentos Abusivos com a Ajuda da Psicanálise" é explorado em uma entrevista com o doutor em psicanálise Carlos Romero Rossi Cardoso. O especialista discute os fatores inconscientes, como medos, traumas e baixa autoestima, que prendem as pessoas em relacionamentos abusivos.
A influência das experiências na infância e das dinâmicas familiares no comportamento de agressores e vítimas também é analisada, assim como o papel da psicanálise na superação do trauma e reconstrução da vida das mulheres.
Frequência do Respeito oferece informações sobre os direitos das mulheres, redes de apoio e canais de denúncia. O programa está disponível em 34 rádios comunitárias e comerciais do Tocantins e também no Spotify.
Ouça o programa e denuncie a violência contra a mulher:
- Ligue 127
- WhatsApp (63) 99100-2720
- Aplicativo MPTO Cidadão - link da Ouvidoria
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas
Último episódio da série de rádio Frequência do Respeito aborda a psicologia no combate à violência doméstica
Procurador de Justiça Miguel Batista é eleito diretor-geral do Cesaf-ESMP
Frequência do Respeito debate o papel do MPTO no combate à violência doméstica contra a mulher
MPTO celebra Dia Estadual do Ministério Público com cerimônia de premiação
Acadêmicos de Geografia da UFT conhecem o trabalho do geógrafo no MPTO
Especialistas debatem violência contra a mulher em seminário do MPTO