21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher: servidoras aprendem técnicas de defesa pessoal
Com o objetivo de fortalecer o combate à violência contra a mulher, 28 servidoras do Ministério Público do Tocantins (MPTO) participaram de um minicurso de defesa pessoal nesta segunda-feira (25), em Palmas. A iniciativa, que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, proporcionou às participantes o aprendizado de técnicas para lidar com situações de risco.
Ministrado pela instrutora de artes marciais Paula Nunes, o treinamento abordou técnicas de defesa contra abordagens indesejadas, imobilizações e agressões físicas. As servidoras se mostraram engajadas, aprendendo movimentos que podem ser essenciais para garantir sua segurança.
"O curso foi bastante proveitoso e me proporcionou aprendizados valiosos. Dentre as estratégias que mais me chamaram atenção, destaco a importância de gritar 'fogo' ao invés de 'socorro' em situações de emergência, a fim de aumentar as chances de atrair a atenção e receber ajuda. Também aprendi a me posicionar em frente ao painel de controle em elevadores, dificultando a ação de pessoas mal-intencionadas", relatou a servidora Mônica Castro. "Além disso, o curso me apresentou diversas dicas de segurança que já posso aplicar no meu dia a dia."
A Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), reforçou a importância do minicurso: "É fundamental que as mulheres tenham acesso a ferramentas que lhes permitam se proteger e garantir sua integridade física".
A Promotora de Justiça Cynthia Assis de Oliveira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), também participou do treinamento e destacou seu impacto no empoderamento feminino: "Iniciativas como essa contribuem para que as mulheres se sintam mais confiantes e preparadas para lidar com situações de violência, construindo uma sociedade mais justa e segura".
O minicurso foi oferecido pelo Caoccid em parceria com o Cesaf/ESMP, demonstrando o compromisso do MPTO em promover a segurança e o bem-estar de suas servidoras, além de reforçar o combate à violência de gênero.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas
Último episódio da série de rádio Frequência do Respeito aborda a psicologia no combate à violência doméstica
Procurador de Justiça Miguel Batista é eleito diretor-geral do Cesaf-ESMP
Frequência do Respeito debate o papel do MPTO no combate à violência doméstica contra a mulher
MPTO celebra Dia Estadual do Ministério Público com cerimônia de premiação
Acadêmicos de Geografia da UFT conhecem o trabalho do geógrafo no MPTO
Especialistas debatem violência contra a mulher em seminário do MPTO