Cesaf apresenta resultados alcançados em 2024 no CPJ
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) apresentou o relatório de gestão 2024 da unidade, em Sessão Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), realizada na segunda-feira, 18. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=1vlLVWn5N_8.
Com destaque para cursos oferecidos, programas especiais e funcionamento institucional, os resultados foram apresentados pela diretora-geral do Cesaf/ESMP, procuradora Vera Nilva Álvares Rocha Lira; pela coordenadora pedagógica Cleivane Peres dos Reis; e pela coordenadora de extensão Gleiva Giuvannucci Alves. Confira as fotos da apresentação em https://encurtador.com.br/xxp8Q.
“Inicialmente, eu enfatizo que o nosso ano ainda não acabou, e temos vários eventos agendados até o fim de 2024. Gostaria de agradecer à equipe da Escola, do fundo do meu coração, por todo o empenho. Não fossem vocês, nada do que fizemos seria possível. Muito obrigada. E obrigada à gestão pela confiança”, declarou a procuradora Vera Lira, que se despede da Diretoria-Geral do Cesaf/ESMP. Em 2025, a direção da unidade de ensino do MPTO ficará a cargo do procurador Miguel Batista de Siqueira Filho.
Resultados em atividades de ensino
Em 2024, o Cesaf/ESMP promoveu 56 cursos para integrantes do MPTO e para público externo, com a participação de 1,8 mil concluintes nas atividades promovidas até o momento. As formações continuadas abordaram temas como direito eleitoral, saúde, técnicas de investigação e atenção a crianças e adolescentes.
Outro ponto destacado no relatório, durante a Sessão Extraordinária, foi o investimento em pós-graduação. No período, foram concluídos ou iniciados um curso de especialização, dois mestrados profissionais e um doutorado profissional com foco em políticas públicas, prestação jurisdicional, direitos humanos e atuação do Ministério Público.
Pesquisa, extensão e conhecimento
Alinhando conhecimento e prestação de serviço à comunidade, um dos destaques da explanação foram os resultados obtidos em três projetos: “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania”, voltado à participação de estudantes na identificação de violações de direitos e solução de problemas sociais; “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”, em busca de união entre gerações e respeito à pessoa idosa; e “Luzeiro”, com intervenções em comunidades quilombolas.
A inauguração da nova Biblioteca José Maria da Silva Júnior, a produção de 250 conteúdos audiovisuais para formação das pessoas, as articulações institucionais e o reconhecimento profissional também mereceram destaque na apresentação. “Em 2024, o Cesaf/ESMP teve um desempenho positivo, com 76% das ações planejadas concluídas integral ou parcialmente”, reforçou a diretora-geral da unidade, procuradora Vera Lira.
Reconhecimento institucional
Ao final da apresentação e das falas de todos os membros do colegiado, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, elogiou a atuação e a dedicação da equipe do Cesaf/ESMP e agradeceu o empenho da procuradora Vera Lira à frente da unidade de ensino do MPTO. “Enalteço não apenas a profissional, mas também a pessoa da senhora, doutora Vera Lira. A sua disposição, a sua garra, a sua proatividade e a sua vontade mostram que a senhora, em momento algum, se acomodou diante dos desafios”, destacou o procurador-geral.
“Quero também parabenizar toda a equipe do Cesaf. É uma equipe enxuta, mas muito aguerrida. Agradeço pelo que vocês vêm fazendo pela Escola Superior e, consequentemente, pelo MP e pela população”, completou Casaroti.
Próxima gestão
A partir de 2025, o Cesaf/ESMP terá o procurador Miguel Batista de Siqueira Filho como diretor-geral da unidade, único inscrito para concorrer ao cargo. “Gostaria de parabenizar a doutora Vera Lira, pela gestão à frente do Cesaf, deixando tudo bem estruturado, facilitando nossa atuação no ano que vem. Tentaremos dar continuidade ao bom trabalho feito pela senhora”, declarou o procurador Siqueira Filho.
Novo procurador
A sessão colegiada também marcou a primeira participação do agora procurador Marcelo Ulisses Sampaio no Colégio de Procuradores de Justiça. O membro do MPTO tomou posse no cargo em 11 de novembro, após promoção. “Na oportunidade, gostaria de parabenizar o trabalho da doutora Vera Lira e também agradecer todas as mensagens de apoio e reconhecimento neste meu início de atividades no Colégio de Procuradores”, afirmou.
Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO
Notícias Relacionadas
Último episódio da série de rádio Frequência do Respeito aborda a psicologia no combate à violência doméstica
Procurador de Justiça Miguel Batista é eleito diretor-geral do Cesaf-ESMP
Frequência do Respeito debate o papel do MPTO no combate à violência doméstica contra a mulher
MPTO celebra Dia Estadual do Ministério Público com cerimônia de premiação
Acadêmicos de Geografia da UFT conhecem o trabalho do geógrafo no MPTO
Especialistas debatem violência contra a mulher em seminário do MPTO