Cinco iniciativas inovadores disputam Prêmio Cesaf-Escola 2024
O Prêmio Cesaf-Escola 2024, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), recebeu a inscrição de cinco iniciativas que se destacaram por sua inovação e impacto na promoção da justiça.
Entre os finalistas está a atuação da promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, promovida por meio de uma ação civil pública, que resultou na implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil de Palmas.
Também concorre ao prêmio o projeto "Caminhos para Proteção: chega de violência nas escolas!", de autoria dos promotores de Justiça Benedicto Guedes, da Promotoria Regional da Educação, e André Ricardo Fonseca Carvalho, titular da 20ª Promotoria de Justiça da Capital, que visa combater a violência nas escolas estaduais do Tocantins.
O promotor de Justiça Francisco Brandes, titular da Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia, também disputa o reconhecimento com seu trabalho, voltado a solucionar problemas ambientais e de saúde pública causados pelo lixão de Couto Magalhães.
Já o promotor eleitoral Saulo Vinhal apresenta o projeto "Elos de Cidadania e Inovação", que visa promover a inclusão sociopolítica de comunidades indígenas e quilombolas.
Completando a lista de inscritos no prêmio, o promotor de Justiça Sidney Fiore, titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, concorre com a atuação que resultou na implementação da regionalização da proteção social de crianças e adolescentes nos 139 municípios do Tocantins.
O Prêmio Cesaf-Escola 2024, que visa reconhecer projetos alinhados ao tema "Ministério Público Justo: integridade institucional, resolutividade e garantia de direitos", está em fase de formação da comissão de avaliação. As iniciativas inscritas, elaboradas entre 2 de janeiro de 2023 e 28 de junho de 2024, serão submetidas à análise desta comissão, que em breve dará início aos trabalhos de avaliação.
Premiação
Os dois projetos mais bem avaliados serão reconhecidos em uma cerimônia de premiação, ainda sem data definida, na qual o primeiro lugar receberá a produção de um documentário sobre o projeto e um notebook, enquanto o segundo lugar será contemplado com um notebook.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)