Em parceria inovadora, UFT e MPTO abrem seleção para Doutorado em Gestão de Políticas Públicas
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em colaboração com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), lançou nesta quinta-feira, 4, edital para seleção de alunos para o curso de Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas. O curso visa capacitar profissionais para atuarem na área, com ênfase em pesquisa e inovação tecnológica.
O curso é oferecido pela primeira vez pelo MPTO, através de uma parceria entre a Procuradoria-Geral de Justiça, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) e UFT.
"O doutorado em Gestão de Políticas Públicas em parceria com a UFT é uma conquista do MPTO, por meio do Cesaf-ESMP, que oferece mais uma oportunidade de formação continuada e qualificada, com foco no atendimento das demandas sociais e na efetividade da gestão pública. O programa permite aprimorar a atuação na solicitação, elaboração e fiscalização de políticas públicas, especialmente no que diz respeito à garantia dos direitos fundamentais da população local", afirmou a diretora do Cesaf-ESMP, Vera Nilva Álvares Rocha Lira.
Vagas
O edital disponibiliza nove vagas, sendo cinco para procuradores e promotores de Justiça do MPTO, uma para servidores do MPTO, uma para ações afirmativas (portadores de deficiência; negros e pardos; quilombolas; indígenas) e duas para ampla concorrência.
Inscrições e edital
As inscrições, realizadas exclusivamente de forma on-line, vão de 4 de julho a 1º de outubro de 2024, e podem ser feitas através do e-mail gespol@uft.edu.br.
O processo seletivo abrange análise curricular, prova escrita sobre gestão de políticas públicas e proficiência em inglês e espanhol, além de prova oral sobre o projeto de pesquisa. O cronograma detalhado e outras informações estão disponíveis no edital, que pode ser acessado aqui.
Linhas de pesquisa
O curso de Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, com duração de 48 meses, proporciona formação de alto nível, combinando teoria e prática para aprimorar a gestão pública no estado, com foco em pesquisa e inovação tecnológica. As linhas de pesquisa do curso são:
- Dinâmicas Institucionais e Avaliação de Políticas Públicas: Análise do ciclo de políticas públicas, desempenho institucional, modelos de avaliação e participação da população.
- Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Territorial: Estudo dos efeitos de políticas e ações em educação, ciência e tecnologia sobre o desenvolvimento territorial, incluindo seus desenhos institucionais, práticas de gestão e avaliação de programas.
- Políticas Públicas, Promoção de Direitos e Dinâmicas Territoriais: Análise crítica da produção, implementação e avaliação de políticas públicas e sua relação com a vida social, direitos humanos e dimensão territorial, com foco em valores, moralidades, subjetividades, promoção de direitos, dinâmicas territoriais, lógicas culturais, espaço público, democracia participativa e desigualdades socioterritoriais.
Cronograma
O cronograma do processo seletivo inclui as seguintes etapas e datas:
- Publicação do edital: 04/07/2024
- Período de inscrição: 04/07/2024 a 01/10/2024
- Divulgação das inscrições homologadas: 03/10/2024
- Prazo para recurso à homologação: 04 a 07/10/2024
- Divulgação das inscrições homologadas após recursos e divulgação do local/hora da prova: 09/10/2024
- Prova de Conhecimentos Específicos: 11/10/2024
- Divulgação dos resultados da prova: 16/10/2024
- Prazo de recursos da prova: Até 18/10/2024
- Respostas dos recursos da prova: 23/10/2024
- Edital de chamada para a Prova Oral: 23/10/2024
- Avaliação da Proposta de Pesquisa/Prova Oral: 25 a 29/10/2024
- Divulgação do resultado da Prova Oral: 31/10/2024
- Prazo de recurso da Prova Oral: Até 02/11/2024
- Divulgação do resultado final: 06/11/2024
- Matrícula dos selecionados: A definir
- Previsão de início das aulas: A definir
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)