Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Procuradora de Justiça compartilha experiências do projeto Aprendendo Direito Resgatando Cidadania com acadêmicos do curso de direito da UFT

Atualizado em 20/11/2023 00:00

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, apresentou nesta terça-feira, 21, o projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania a acadêmicos do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT).


Idealizadora do projeto, a procuradora de Justiça foi convidada a realizar a apresentação aos alunos da disciplina de extensão jurídica e demais acadêmicos do curso, a fim de mostrar o desenvolvimento do projeto, que busca o fortalecimento da consciência dos estudantes de escolas públicas sobre direitos humanos, direitos coletivos, assim como estimular a atuação na defesa da cidadania


Segundo a diretora-geral Vera Nilva, o momento foi uma oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento sobre a atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), que prima pelo diálogo, não atuando apenas quando é acionado, mas trabalhando de forma proativa para a sociedade.


Durante sua fala, Lira citou que o projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania atua como uma forma de tornar as atribuições do MPTO mais conhecidas, e melhorar os processos de escuta, além de resolver as demandas sociais sem a necessidade de ajuizar ações.


O convite para a apresentação do projeto foi feito pelo professor da disciplina de extensão jurídica Gustavo Paschoal, que explica: “atualmente estou como coordenador do mestrado em prestação jurisdicional e direitos humanos, da UFT em parceria com a Escola da Magistratura (Esmat), e a turma de extensão jurídica analisou produtos desenvolvidos e defendidos nos anos de 2021 ou 2022 pelos mestrandos, e aí chegou-se por escolha dos alunos no projeto aprendendo direito”.


Além da procuradora de Justiça, o magistrado Márcio Barcelos também foi convidado a participar do evento da disciplina de extensão jurídica.


 Aprendendo direito


O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania busca fortalecer a consciência dos estudantes de escolas públicas sobre direitos humanos, direitos coletivos e estimular a atuação na defesa da cidadania, além de aproximar o MPTO da sociedade.


 A ação será realizada nos anos de 2023 e 2024, com participação de 120 estudantes, sendo 60 da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, situada em Palmas, e 60 alunos do IFTO de Paraíso. O projeto contará com palestras ministradas por membros do MPTO, orientações para os professores e coordenadores, gincana, trabalho de campo na comunidade e ainda com um concurso de redação com o tema Cidadania e Direitos Humanos.


(Erlene Miranda - Ascom MPTO)