Cesaf/ESMP promoverá Oficinas Regionais de Gestão e Liderança aos Promotores de Justiça do MPTO
A fim de ampliar as técnicas e os conteúdos aplicados às necessidades cotidianas de trabalho dos promotores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) promoverá Oficinas Regionais de Gestão e Liderança, Valorização e Qualidade de Vida.
As oficinas serão realizadas por regional, sendo a primeira edição na regional de Gurupi, no dia 23 de outubro de 2023; em seguida na regional de Araguaína, em 05 de fevereiro de 2024, e a última na regional de Palmas, em 26 de fevereiro de 2024.
Os encontros propiciarão dinâmicas dialogadas para compartilhamento de experiências, escuta e propostas de enfrentamento de conflitos laborais, além de fomentar perspectivas de reconhecimento dos indivíduos na atuação individual e coletiva na instituição.
A Procuradoria Geral de Justiça fará a convocação dos Promotores de Justiça para a participação na capacitação, que ocorrerá no formato híbrido, não sendo necessário realizar a inscrição. Foram disponibilizadas pelo Cesaf/ESMP 100 vagas aos promotores de Justiça do MPTO.
Distribuição das oficinas
A primeira oficina, no dia 23 de outubro de 2023, será realizada na regional de Gurupi, e abrangerá as Promotorias de Gurupi, Peixe, Formoso do Araguaia, Alvorada, Araguaçu, Taguatinga, Dianópolis, Arraias, Paranã e Palmeirópolis.
No dia 05 de fevereiro de 2024, a oficina será feita na cidade de Araguaína, sendo destinada aos membros das Promotorias de Araguaína, Wanderlândia, Filadélfia, Arapoema, Goiatins, Colinas do Tocantins, Itacajá, Pedro Afonso, Guaraí, Colmeia, Araguatins, Augustinópolis, Itaguatins, Xambioá, Ananás e Tocantinópolis.
A última oficina, no dia 26 de fevereiro de 2024, abrange as promotorias de Palmas, Paraíso, Araguacema, Cristalândia, Miranorte e Miracema do Tocantins, e acontecerá na cidade de Palmas.
Metodologia
As oficinas trarão metodologia ativa como referencial de trabalho. A atividade estará organizada em momentos de exposição de partilha de experiências e exposição de conteúdos orientadores.
A carga horária de cada oficina será de 30 horas, sendo 7 horas presenciais, 13 horas de atividades remotas e 10 horas com tutoria à distância para os cursistas.
Os participantes deverão contar com o mínimo de 75% de frequência nas atividades do curso para emissão de declaração de participação.
Instrutor
Todas as oficinas serão ministradas pelo professor doutor Carlos Mendes Rosa. O docente é psicólogo e professor adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT e do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/Esmat.
(Erlene Miranda - Ascom MPTO)