CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
14/09/2023

Cesaf/ESMP libera acesso a curso em Língua Portuguesa e Redação Aplicada ao Contexto do MP

Já se encontram abertas as inscrições e o acesso ao Curso de Atualização em Língua Portuguesa e Redação Aplicada ao contexto do Ministério Público, oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP). As inscrições e a disponibilização do curso serão contínuas, ou seja, ao realizar a inscrição, o cursista já pode iniciar a qualificação.


O curso segue até o dia 13 de novembro de 2023, e a inscrição e o acesso podem ser realizados no link https://eadcesaf.mpto.mp.br/moodle/course/view.php?id=198. Foram disponibilizadas 100 vagas, que podem ser preenchidas por membros e servidores do Ministério Público do Tocantins, estagiários e interessados em geral.


O objetivo do curso é promover o estudo das técnicas de redação de textos produzidos no Ministério Público, questões relacionadas à elaboração, estruturação e revisão de textos, minutas, peças e atos, além de revisão gramatical aplicada à redação.


Metodologia e avaliação


O curso é disponibilizado na Plataforma Moodle, contendo aulas síncronas e assíncronas. A duração será de 10 semanas, sendo que em cada semana o aluno deverá reservar uma quantidade de horas específicas para leitura, videoaulas e elaboração das atividades.


A carga horária é de 40 horas, e a cada semana será destinado o tempo de uma hora para realização de encontros virtuais, por meio da Plataforma Cisco Webex, com professor-tutor para tira-dúvidas e correções de atividades. Esses encontros virtuais ocorrerão nos dias: 20/9; 27/9; 4/10; 11/10; 18/10; 25/10; 30/10; 8/11 e 13/11/2023, das 9h às 10h.


Os inscritos deverão participar de todas as atividades programadas no curso, pois o certificado de conclusão só será fornecido aos participantes que contarem com 100% de frequência.


Instrutores


O curso será ministrado pelo Mestre em Linguística, na área de Linguagem e Sociedade, pela Universidade de Brasília (UnB) Wanderson Melo Gonçalves e pelo mestre em inteligência competitiva, pela Universidade de Marselha/França, Omar Hennemann.


(Erlene Miranda - Ascom MPTO)