Importância da saúde dos rins é abordada em palestra promovida pelo MPTO
A falta de cuidado com a saúde dos rins pode causar muitos males e levar, inclusive, à insuficiência renal. Diante dessa situação, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu, na segunda-feira, 11, a palestra “Cuidado com a Saúde dos Rins”.
A palestra foi ministrada pelo médico nefrologista e responsável técnico da Fundação Pró-Rim em Palmas, Antônio Amadeu Giannsi Parisuto Giannazzi, que em sua fala abordou a função dos rins e suas características.
O nefrologista reforçou que a doença renal crônica é uma enfermidade silenciosa e grave, e uma das maiores causas de hospitalização e perda de qualidade de vida das pessoas. “A doença renal crônica tem um impacto muito grande e, hoje, nós estamos vivendo uma epidemia dessa doença, principalmente, depois da Covid-19”.
Na palestra, direcionada a integrantes do Ministério Público, docentes e discentes de cursos na área de saúde, o médico afirmou que 10% da população mundial têm algum grau de acometimento renal crônico e alertou para a importância da adoção de hábitos saudáveis.
A promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello Valente, titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital e idealizadora do evento, conta que pouco se fala dos cuidados renais, sendo a palestra um momento para informar sobre as principais causas dessas doenças e o que se pode fazer para evitá-las. “Esse é um evento que dá início a um esforço contínuo para explanar sobre as doenças crônicas e sua prevenção por meio de esclarecimentos”.
Já a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, parabenizou a promotora de Justiça pelo evento. “Essa é uma brilhante iniciativa para compreendermos melhor sobre o funcionamento dos rins, um órgão muito importante para a nossa sobrevivência, porque muitas vezes os conhecimentos a respeito são pouco difundidos”, ressaltou.
(Erlene Miranda - Ascom MPTO)