CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
22/08/2023

Divulgado resultado positivo do 2° Relatório de Autoavaliação Institucional do Cesaf-ESMP

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) divulgou seu 2° Relatório de Autoavaliação Institucional, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Escola, no ano de 2022. O relatório comprovou que a instituição tem alcançado resultados positivos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional e em seu Projeto Político-Pedagógico.


O relatório foi dividido em seis partes, a primeira abordando o aspecto histórico da constituição do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional como Escola Superior, em seguida, o papel da Comissão Própria de Avaliação no processo. Na terceira explanou sobre o planejamento estratégico do 2º Ciclo de Autoavaliação, já na quarta foi descrita a metodologia do processo avaliativo utilizada no segundo ciclo avaliativo e na quinta parte foram demonstrados os resultados da autoavaliação. Na última parte, a CPA apresentou sugestões de passos a serem seguidos para aprimoramento da atuação do Cesaf-ESMP e de seu processo autoavaliativo.



Pós-graduação


O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Governança no Ministério Público foi uma das qualificações analisadas pelos discentes na autoavaliação. O curso teve início em novembro de 2021, e conforme resultados apresentados no relatório, houve percepção positiva da comunidade acadêmica quanto às dimensões Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Na média, os indicadores ultrapassam o valor de 80,9% , com valor numérico 5, que corresponde ao atendimento pleno.


Cursos de curta  e média duração


Também foi realizada a avaliação dos cursos de curta e média duração demandados por setores do MPTO para o ano de 2022. Para a autoavaliação destas qualificações, foi selecionada uma amostragem de cinco cursos: V Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação e 13º Encontro Operacional de Promotores de Justiça; Curso de Gestão de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão; Curso sobre a Nova Lei de Licitações Contratos - aspectos normativos e operacionais; Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimentos afetos à Segurança Institucional do Ministério Público do Tocantins e Curso de Acordos de Não Persecução Penal e Cível - assimilar e empreender a justiça negocial no âmbito ministerial.

A CPA utilizou a avaliação de retorno e feedback dos demandantes, que atribuíram, com predominância, conceitos excelentes ou bons para itens como comunicação dos cursos promovidos, atualidade dos conteúdos, entre outros.


A relevância do trabalho produzido ao longo dos cursos para participantes foi analisada como boa ou excelente para 100% dos avaliadores. Já os quesitos nível de satisfação com o Cesaf-ESMP, multiplicação do conhecimento para a equipe após o curso, contribuição do evento/curso para o dia a dia  do MPTO, alcance das expectativas dos participantes e absorção do conhecimento transmitido foram avaliados como bom por 80 % dos demandantes e como excelente, por 20%.


Próximos passos


Após a autoavaliação, a CPA propõe o aprimoramento dos instrumentos de avaliação, intensificação da representatividade discente e dos docentes na CPA, intensificação de estudos que indiquem cenários futuros de atuação da instituição, aprimoramento e integração dos resultados das avaliações da CPA no desenvolvimento do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional, entre outras medidas.


O relatório está disponível no site do Cesaf-ESMP, em CPA, e pode ser acessado no link https://mpto.mp.br/cesaf/2022/04/06/comissao-propria-de-avaliacao.