Integrantes de órgãos de inteligência do MP, TJ e PM participam de capacitação sobre gestão de riscos
Aplicar conhecimentos de análise e gestão de riscos no planejamento e execução de atividades de segurança institucional. Com este objetivo, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), a Assessoria Militar do MPTO e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizaram, de 14 a 16 de agosto, o curso “Análise de Riscos de Segurança Orgânica e Análise de Riscos de Segurança de Pessoas”.
A capacitação, na modalidade híbrida, é voltada aos integrantes do MPTO e de unidades do Ministério Público brasilieiro, do Tribunal de Justiça e da Polícia Militar que atuam nos órgãos internos de segurança institucional.
Conforme o coordenador do NIS do MPTO, promotor de Justiça Rodrigo Barcellos, o conhecimento adquirido deve subsidiar a elaboração de planos de segurança orgânica e de segurança de pessoas, tornando os agentes capazes de identificar ações e eventos adversos, estimando a magnitude dos riscos. “Em especial recomendar medidas para evitar sua ocorrência, reduzir impactos e maximizar a segurança dos processos de trabalho sob o encargo da unidade”, destacou.
A abertura do evento foi realizada pelo assessor especial do procurador-geral de Justiça, promotor de Justiça Marcelo Sampaio, que também integra a Comissão Permanente de Segurança Institucional. Ele destacou a importância de capacitar e atualizar os integrantes dos Núcleos no que se refere a modelagem e ferramentas de gestão de riscos.
(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)