Workshop oferecido pelo Cesaf/ESMP capacita motoristas para atendimentos emergenciais pré-hospitalares
O fim de semana foi de conhecimento para os motoristas do Ministério Público do Tocantins. Neste sábado e domingo, 17 e 18 de junho, eles participaram do Workshop Procedimentos Emergenciais Precisos e aprenderam técnicas de primeiros socorros para diferentes situações, como contenção de hemorragia, reanimação, massagem cardíaca, entre outros.
Para Juliano Antunes que trabalha na sede das promotorias de Gurupi, o curso foi uma ótima iniciativa da gestão. “Foi um curso muito interessante porque, como a nossa profissão é motorista, a gente está sempre correndo o risco de sofrer ou passar por um acidente e agora sabemos como agir para tentar salvar uma vida”, disse.
No primeiro dia de treinamento, o Procurador-Geral de Justiça Luciano Casaroti este presente e parabenizou os presentes por comparecerem. Destacou a importância do curso, pontuando que o treinamento dado aos motoristas vai refletir na segurança de toda a instituição.
O Procurador ainda parabenizou a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPTO (Cesaf/ESMP), Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, pela iniciativa. Ela participou de todo o treinamento. “Buscamos oferecer um treinamento dinâmico e prático, para que os participantes não tenham dúvidas de como agir em um acidente ou ao ver alguem passando mal, por exemplo”, disse.
A Procuradora também informou que a escola vai solicitar um kit de primeiros socorros para cada carro do MPTO. E que vai estudar a possibilidade de ampliar o curso para servidores também.
Convocados, mais de 90% de todos os motoristas da Capital e do interior participaram do treinamento. O curso foi oferecido pelo Cesaf/ESMP e ministrado por alunos de medicina da Universidade Federal do Tocantins, coordenados pela Enfermeira de Urgência e Emergência Ana Carolina Vasconcelos, que atua no Hospital Geral de Palmas, é professora do curso de medicina do ITPAC Porto Nacional e colaboradora da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (UFT).