‘Radar Ambiental’, do MPTO, é finalista da edição 2023 do Prêmio Inovação do J.Ex
O "Painel de Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos - Radar Ambiental", do Ministério Público do Tocantins (MPTO), é finalista da 4ª edição do Prêmio Inovação do J.Ex - edição 2023, na categoria “Inovação Tecnológica”.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores ligados à tecnologia de órgãos e entidades do sistema de Justiça brasileiro. A cerimônia de premiação acontecerá em 21 de novembro deste ano.
O "Radar Ambiental" é uma ferramenta incorporada ao app ‘MPTO Cidadão’ que mostra estatísticas referentes a queimadas e desmatamentos no Estado do Tocantins. Por meio da plataforma, o cidadão consegue visualizar o mapa de desmatamento e de queimadas, em tempo real.
O app garante também ao proprietário rural acessar apurações ambientais realizadas pelo MPTO. Caso o imóvel tenha sido identificado em situação de irregularidade, ele poderá providenciar a regularização.
A iniciativa do MPTO concorre com projetos do Conselho Nacional de Justiça, de Tribunais Regionais Federais do CE, RN, PB, PE, AL e SE, dos Tribunais de Justiça da BA, PR, GO e RO, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da Defensoria Pública do Estado de SP e dos Ministérios Públicos do CE e MT.
A premiação é promovida pela J.Ex, empresa que organiza também o 7º ExpoJud - Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema da Justiça, voltado a membros e servidores do sistema de Justiça, aos profissionais das áreas de tecnologia, inovação, comunicação, gestão, recursos humanos e aos membros de escolas judiciais, que acontece entre 24 e 26 de outubro, em Brasília.
O evento também contará com a participação do MPTO, que vai expor projetos e boas práticas implementadas na instituição nos últimos anos.
(Texto: João Pedrini/MPTO)