MPTO expede recomendação a fim de garantir a segurança dos participantes e evitar maus-tratos a animais durante cavalgada de Couto Magalhães
Com o intuito de evitar maus-tratos aos animais e garantir a segurança da população que estará presente na Cavalgada de Couto Magalhães, que acontecerá no próximo sábado, 30, a 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins expediu nesta quarta-feira, 27, recomendação para garantir a segurança do evento, que será a atração do 60° aniversário do município.
A recomendação traz orientações sobre medidas de segurança a serem adotadas, e foi expedida à Prefeitura de Couto Magalhães, Sindicato Rural, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Polícia Militar (PM), comitivas participantes e outros envolvidos no evento.
Para maior segurança dos presentes na cavalgada, fica proibida, durante o desfile de animais, a circulação de bicicletas, veículos pequenos, motos, caminhões e carretas, sendo liberados apenas automóveis das comitivas e carroças com, no máximo, três ocupantes.
Também orienta-se que seja mantido o distanciamento entre os animais e os veículos e que cada equino transporte, no máximo, um adulto e uma criança de até 12 anos. Fica proibido ainda o uso de esporas, chibatas e armas brancas.
Por fim, é recomendado que o evento não interfira na realização da eleição para a escolha dos conselheiros tutelares do município de Couto Magalhães, que será no dia seguinte, domingo,1º.
Outras medidas
-Será proibida a permanência dos animais, após a chegada da cavalgada, no local da concentração do evento;
- Os organizadores deverão fiscalizar e impedir o ingresso de veículos automotores, ciclomotores, bicicletas e de carroças que não integrem o evento;
-Deverá ser disponibilizada ambulância;
-Sejam estabelecidos pontos de hidratação e alimentação de animais antes e após o decurso do itinerário;
-Proibição de fogos de artifício pelos participantes durante o trânsito dos animais;
-Será permitido apenas o som das comitivas durante a passagem da cavalgada, sendo proibida a utilização de som automotivo durante o percurso e na concentração por pessoas de fora do evento;
- O horário de início do desfile da cavalgada, às 8h30, deve ser respeitado. Em caso de imprevistos, deverá ocorrer às 09h;
-É proibido o consumo de bebidas em recipientes de vidro, além da recomendação do uso moderado de bebidas alcoólicas;
- O Sindicato Rural de Couto Magalhães deverá exigir dos chefes de comitivas a verificação da saúde dos equinos, com o objetivo de evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas entre os animais.
(Erlene Miranda-Ascom MPTO)