MPTO estreita parceria com Batalhão de Polícia Militar Ambiental para o repasse de informações sobre desmatamento no Tocantins
Com o intuito de alinhar parceria acerca do repasse de dados sobre desmatamentos levantados pela equipe técnica do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), Francisco Brandes Júnior, reuniu-se, na quinta-feira,31, com o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Francisco Braga Filho.
O promotor de Justiça esclarece que a finalidade do encontro foi apresentar os dados de desmatamentos no Tocantins nos últimos anos. Além disso, melhorar a articulação entre os órgãos de execução do MPTO e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, levando em consideração a necessidade de tornar mais eficazes as vistorias e as fiscalizações do Batalhão requisitadas pela instituição ministerial. Para estes casos, foi disponibilizado o apoio técnico e logístico do Caoma.
O comandante tenente-coronel Francisco Braga Filho afirmou que o encontro foi de suma importância, pois a corporação sempre busca a eficiência em suas atividades. “Quanto mais alinhados e de posse das informações cartográficas, nossa eficiência em campo aumentará”. O tenente-coronel complementa que, em posse dos dados e demais informações necessárias, caso haja cometimento de infração ou crime, o infrator já sofrerá as sanções administrativas ou penais que a lei define.
Os dados de geoprocessamento acerca dos desmatamentos são levantados pela equipe do Laboratório de Geotecnologias do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Urbanismo , Habitação e Meio Ambiente (LabGeo/Caoma).
Treinamento
No encontro, ficou acordado que no mês de setembro será agendada nova visita ao LabGeo, desta vez com a equipe técnica do Batalhão, com o intuito de planejar um treinamento com os policiais.
(Erlene Miranda - Ascom MPTO)