CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO URBANISMO, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE - CAOMA
calendar_month
28/08/2023

Gaema traça planos de atuação para combate a crimes ambientais e discute questões relacionadas a resíduos sólidos

Membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO), integrantes do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), discutiram nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25, temas relacionados ao combate a crimes ambientais e a solução de problemas que envolvem resíduos sólidos nos municípios.


Na quinta, 24, no período da tarde, a promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias do Carmo, titular da 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi, conduziu uma reunião virtual, com gestores municipais, que tratou das oficinas de gravimetria e elaboração dos planos municipais de resíduos sólidos nos municípios de Colmeia, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itaporã, Juarina e Presidente Kennedy.


A gravimetria é um diagnóstico do lixo produzido pela população, que permite traçar estratégias de destinação de cada tipo de material descartado, de modo a proporcionar economia às gestões e o cumprimento adequado das leis que tratam sobre o tema. 


Maria Juliana é a promotora de Justiça, integrante do Gaema, responsável pela área de resíduos sólidos urbanos.


Na sexta, uma reunião virtual tratou sobre os resultados obtidos neste ano e as metas a serem cumpridas até dezembro pelo Gaema. Além de Maria Juliana, participaram das discussões os promotores de Justiça Décio Gueirado Júnior, Francisco Brandes Júnior, Mateus Ribeiro dos Reis, Octahydes Ballan Junior e Vilmar Ferreira de Oliveira. 


Os membros do MPTO debateram questões relacionadas ao combate à queimadas e ao desmatamento, políticas de resíduos sólidos dos municípios, entre outras questões envolvendo a preservação do meio ambiente. (Texto: João Pedrini/MPTO)