Lançamento da 4ª edição do “Foco no Fogo” é marcado por homenagem ao procurador de Justiça José Maria
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) prestigiou na manhã desta terça-feira, 23, o lançamento da 4ª edição do projeto “Foco no Fogo”, que ocorreu na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia. A instituição foi representada pelo subprocurador-geral de Justiça, José Demóstenes de Abreu.
Demóstenes afirmou, durante sua fala, que o Ministério Público seguirá contribuindo com o Estado para fornecer informações que ajudem a controlar os incêndios. “Precisamos aprimorar, a cada ano, o combate aos focos. Se trabalharmos juntos e em sintonia, conseguiremos reduzir as queimadas e preservar o meio ambiente”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, de representantes do sistema de Justiça, de deputados, secretários de Estado, prefeitos, vereadores e gestores públicos.
Criado em 2020 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o projeto prevê ações de combate aos incêndios e integra as atividades do Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo), do qual o MPTO faz parte.
Homenagem
Na abertura do evento, o governo do Estado homenageou o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, que faleceu no dia 9 de março deste ano. Antes dos discursos, foi dedicado um minuto de silêncio.
O subprocurador da PGJ agradeceu a homenagem: “Um homem reconhecido pelo Ministério Público brasileiro porque defendia o meio ambiente por onde passava. Um colega que merece todas as homenagens porque trabalhou e se dedicou muito à causa ambiental”. (Texto: João Pedrini/MPTO)