Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO participa de lançamento do bloco de aulas de educação ambiental: queimadas

Atualizado em 16/08/2021 19:07

Na última sexta-feira, 13, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), José Maria da Silva Júnior participou do lançamento do bloco de aulas de educação ambiental – queimadas 2021.


O bloco de aulas é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).


A solenidade ocorreu pela plataforma Google Meet e contou com a participação de equipes das diretorias regionais e membros do comitê do fogo.


Iniciado em 2020, o bloco de aulas visa enfatizar ações educativas voltadas à prevenção e controle dos focos de queimadas, através de práticas pedagógicas covergentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Tocantins (DCT), planejadas para o ensino híbrido em toda a rede estadual.


Na solenidade, o procurador de Justiça José Maria ressaltou a importância da iniciativa para a conscientização de crianças e jovens sobre os riscos e danos das queimadas e incêndios florestais, com vistas à prevenção dessas práticas.


Em sua fala, destacou como indispensável a parceria entre a Seduc, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público.


“Temos obtido respostas muito interessantes e positivas de articulações estaduais e municipais que contemplam ações de educação ambiental e já demonstram surtir efeito. Evidenciamos a importância de reforçar as parcerias existentes e de incluir novos parceiros, como a rede privada de ensino, de modo a incluir a educação ambiental na base da aprendizagem, o que propiciará ações mais conscientes no futuro”.


Sobre o bloco de aulas


O bloco de aulas elaborado pela equipe da unidade técnica de Meio Ambiente e Saúde/Seduc contempla material didático específico e planos de aulas para suporte pedagógico. Vem sendo aplicado desde 2020, porém, em razão da pandemia, a proposta para abordagem das temáticas regionais vem sendo conduzida em formato não presencial. Para o ano de 2021, o material didático e os planos de aulas foram atualizados, serão reforçadas as iniciativas, inclusive com formações organizadas específicas para as comunidades escolares rurais e indígenas.


Participantes


Também participaram do lançamento o coordenador adjunto da Defesa Civil, responsável pelo Comitê do Fogo, tenente-coronel Erisvaldo de Oliveira Alves; o responsável técnico pela Educação Ambiental e Saúde na Diretoria Regional de Tocantinópolis, Daniel Vieira de Morais; a responsável técnica da Unidade Técnica Executiva de Educação Ambiental e Saúde da Seduc, Damaris Schwambach; e a diretora de Desenvolvimento Científico e Profissional da Seduc, Fabrícia Neli Johann Martins. (Texto:Vanessa Costa/Caoma com informações da Ascom Seduc)

Acesso Rápido