MPTO participa de live da Agrotins sobre monitoramento rural combate ao fogo
A Feira Agrotecnológica do Tocantins- Agrotins 2021, realizada em versão 100% digital, disponibilizou na última quarta-feira, 16, live para debate do tema “O Monitoramento Rural de Combate ao Fogo”.
A palestra contou com a participação do Ministério Público do Tocantins, por meio do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), José Maria da Silva Junior, e do biólogo Marlon Rodrigues Mesquita de Freitas, integrante da equipe do Caoma.
O evento teve como objetivo discutir o monitoramento rural no Tocantins, as operações de combate aos incêndios florestais no Estado, a logística integrada de equipes de fiscalização, bem como o monitoramento e combate às queimadas ilegais. Em decorrência da pandemia de Covid-19, a Feira acontece pela segunda vez de forma online.
O coordenador do Caoma destacou o trabalho que o Ministério Público realiza no âmbito dos incêndios florestais e queimadas, problema que é considerado antigo, mas que vem sendo melhor enfrentado com o uso das novas tecnologias. Em se tratando de fogo controlado, o procurador destacou ser possível a realização dessa prática. “O Ministério Público atua na questão do fogo que é irregularmente utilizado ou que resulta em prejuízos ao meio ambiente. Em 2020 realizou monitoramento que possibilitou a identificação de mais das Terras Indígenas, Unidades de Conservação e mais de 2600 propriedades rurais onde ocorreu a incidência de fogo.
Já o analista ambiental Marlon Rodrigues ressaltou o trabalho da Instituição em relação ao mapeamento das queimadas e destacou a necessidade de combater essa prática no Tocantins. “Na percepção que eu tenho, as queimadas representam um dos principais problemas ambientais que o Tocantins possui, talvez o maior”. O analista informou sobre a cultura do fogo, perda do controle do fogo e a plataforma utilizada para o mapeamento das queimadas.
Participantes
Também participaram do evento Erisvaldo Alves, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar; Jáder Nunes Cachoeira, advogado e doutor em Engenharia Florestal (Conservação da Natureza; e José Mário Fraga Miranda, graduado em Sistemas de Informação.
A live foi transmitida pelo canal oficial da Agrotins no YouTube e pode ser visualizada clicando aqui, toda programação ficará disponível no site agrotins.to.gov.br por 30 dias após o término do evento. (Vanessa Costa/Estagiária de jornalismo)