Painel de monitoramento do projeto MP na Vacina foi atualizado e já prevê mais de 20 municípios aptos a selo ouro
Dados do painel de monitoramento do projeto “MP na Vacina” apontam que 22 municípios tocantinenses cumpriram, até agora, os critérios necessários para conquistar os “selo ouro - Município Amigo da Vacina”. do projeto. Eles melhoraram a cobertura vacinal para Poliomielite e Tríplice Viral e ultrapassaram a meta de 80% do índice “sala de vacina”.
O painel é uma iniciativa do Ministério Público do Tocantins por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) do MPTO, disponibilizado para que a população possa acompanhar o desempenho dos municípios tocantinenses que aderiram à ação “Selo Município Amigo da Vacina”.
Os dados do painel são extraídos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e Secretaria de Estado da Saúde. Após as ações do Ministério Público, o Ministério da Saúde promoveu a atualização dos dados da imunização até outubro de 2023, em nível nacional.
Reunião
Os dados estaduais foram atualizados no último dia 25 de janeiro e informados durante reunião do Caosaúde com representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/TO); Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) para avaliar o andamento do projeto e alinhar a atualização final dos dados.
Na reunião, a coordenadora do CaoSaúde, Promotora de Justiça Araína Cesárea, relembrou a todos que a vacinação é uma pauta intersetorial que tem impactos poderosos e coletivos na prevenção de diversas doenças no Brasil. “A vacinação é uma pauta tão importante, que fez com que o Ministério Público se sensibilizasse e atuasse junto aos gestores da saúde”, disse.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivam Rodrigues Milhomem, parabenizou a iniciativa do MPTO nesta área e se comprometeu a verificar junto aos setores responsáveis o prazo dos dados completos de 2023.
Já o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, e a titular da Semus, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, destacaram que o “Selo Município Amigo da Vacina” sensibiliza a população para a importância da imunização, reafirmando a necessidade da união dos entes para o sucesso da iniciativa.
A Secretária Municipal de Saúde de Palmas, Anna Brito, parabenizou o projeto e pontuou que a pasta, com o apoio da equipe de vigilância, tem abraçado o tema referente à imunização, não apenas pelo desejo de ser premiado com o selo, mas pelo reconhecimento da importância do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Todas as instituições manifestaram-se a favor de que a iniciativa tenha continuidade nos próximos anos.
Premiação
O MPTO quer premiar, em março, os municípios que alcançaram, em 2023, a cobertura vacinal preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente, como a BCG, Rotavírus, Pentavalente, Poliomielite (VIP), Pneumocócica 10-Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, HPV e Meningocócica ACWY.
O selo “Município Amigo da Vacina” será concedido nas categorias Ouro, Prata e Bronze, conforme a pontuação alcançada.
O “Projeto MP na Vacina” foi idealizado pelo MPTO para fomentar ações voltadas a promover o aumento do índice vacinal e, assim, prevenir doenças evitáveis.
Clique Aqui para acessar o painel
(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)