Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Promotora de Justiça participa de celebração dos 50 anos do Programa Nacional de Imunização

Atualizado em 22/09/2023 11:04

Na manhã de quarta-feira, 20, a promotora de Justiça Araína Cesárea participou da celebração de 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI), no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no câmpus da UFT, em Palmas.


“Sabemos da importância do programa, por isso idealizamos o projeto MP na Vacina, que prevê diversas ações para aumentar a cobertura vacinal no Estado” afirmou a promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos, no evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).


Segundo a promotora, assim como o MPTO, outros órgãos e instituições têm se unido no fomento à imunização. “Quero reforçar a importância de cada município para que efetivamente as vacinas cheguem à nossa população”.


No evento, foram entregues placas de homenagens aos profissionais que atuaram como coordenadores e gerentes estaduais de Imunização desde o início do PNI no Estado. Além da premiação dos dez municípios que alcançaram, nos últimos cinco anos, os maiores índices de cobertura vacinal na imunização de crianças menores de dois anos de idade. Os municípios foram Barrolândia, Campos Lindos, Centenário, Conceição do Tocantins, Novo Alegre, Palmeirópolis, Sandolândia, São Félix, São Miguel do Tocantins e Santa Rita.


Criação do programa


O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, foi formulado por determinação do Ministério da Saúde (MS), a fim de coordenar as ações de imunização no país.

São oferecidos pelo programa mais de 20 imunizantes para diversas doenças, sendo 17 vacinas para crianças, sete para adolescentes, cinco para adultos e idosos e três para gestantes.


MP na Vacina


O “MP na Vacina” é um projeto que prevê um conjunto de ações voltadas a promover o aumento do índice vacinal e, consequentemente, prevenir doenças evitáveis. O projeto foi idealizado pela promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenadora do CaoSaúde,  órgão auxiliar do MPTO que dá assistência à atuação de promotores em todo o Estado.


Sessão solene


A promotora de Justiça Araína Cesárea também participou na manhã desta quarta-feira, 20, da sessão solene da Câmara Municipal de Palmas (CMP) para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.


Na oportunidade, a promotora informou que tem atuado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, por meio de ações judiciais e extrajudiciais.


(Erlene Miranda - Ascom MPTO)


Acesso Rápido