Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Após formalizar Termo de Cooperação com o Ministério Público, SENAR desenvolve ações para fomentar vacinação no Tocantins

Atualizado em 12/07/2023 14:59

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com objetivo de fortalecer as ações previstas no projeto ‘MP na Vacina’, iniciou neste mês uma campanha com objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da vacinação em crianças e adultos.


Em maio, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) firmou diversos Termos de Cooperação Técnica com entidades para fomentar a imunização e contribuir com o aumento da cobertura vacinal em todo o Estado. O SENAR foi um dos signatários do acordo.


Por meio de ações realizadas em feiras agropecuárias, cerca de 100 pessoas já foram vacinadas. As vacinas são oferecidas nos estandes no SENAR, por meio de convênios feitos com secretarias municipais de saúde.


A última ação ocorreu durante a Exposição Agropecuária de Araguaçu, realizada entre os dias 1 e 8 de julho. A vacinação ocorreu em dois dias, com cerca de 20 pessoas imunizadas.


A superintendente do SENAR, Rayley Luzza, afirmou que haverá outras iniciativas ao longo do ano, em feiras e em programas de saúde da própria entidade, como “Mulher Rural” e “Saúde do Homem”.


O SENAR ainda está veiculando uma campanha em áudio, em carros de som e nas feiras, sobre a importância da vacinação. Folders também estão sendo distribuídos pela entidade nos eventos.



‘MP na Vacina’


O projeto, idealizado pela promotora de Justiça Araína Cesárea, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), prevê diversas ações para aumentar a cobertura vacinal no Estado.


Entre as iniciativas está a concessão do selo “Município Amigo da Vacina”, que vai premiar as gestões que alcançarem os índices de imunização preconizados pelo Ministério da Saúde. Uma outra ação, já viabilizada, está possibilitando que o MPTO divulgue importantes informações nas faturas de água e energia, a respeito da imunização. (Texto: João Pedrini/MPTO)


Acesso Rápido