Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Emissoras de TV ‘abraçam’ campanha do MPTO que incentiva a vacinação no Tocantins

Atualizado em 29/03/2023 17:23

Uma campanha produzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) começou a ser veiculada nas principais emissoras de TV do Estado.


A peça, que conscientiza pais e responsáveis a vacinarem seus filhos, integra o projeto "MP na Vacina", que agrega ações com objetivo de aumentar a cobertura vacinal em todos os municípios tocantinenses.


O "MP na Vacina" é coordenado pela promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), órgão auxiliar do MPTO.


Na TV Anhanguera (Globo), a campanha vai ao ar três vezes por dia, durante um mês. Na TV Jovem (Record TV), inserções serão inseridas diariamente até junho. Já na TV Assembleia, a campanha será divulgada diariamente, durante 30 dias. As peças serão veiculadas ainda na TV Norte Tocantins (SBT) e na Unitins TV, que vão exibir a campanha três vezes ao dia, até junho. Nas emissoras privadas, os espaços foram cedidos gratuitamente.


O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, agradeceu a adesão das TVs à campanha. “Ficamos muito felizes que as emissoras tenham cedido espaços em suas programações para divulgar informações tão importantes e de grande utilidade pública. Quero, em nome do Ministério Público, agradecer esses parceiros”, afirmou Casaroti.


“Se as pessoas não se conscientizarem muitas doenças, consideradas erradicadas, poderão afetar milhares de famílias brasileiras. Em 2016, por exemplo, o Brasil conquistou o certificado de eliminação do vírus do sarampo, mas em 2018 a doença voltou, com mais de dez mil casos confirmados na época. Poliomielite, rubéola e difteria são outras que podem ressurgir devido à baixa cobertura vacinal”, alertou Araína.



Selo Município Amigo da Vacina


Entre as ações previstas no projeto está a concessão do selo “Município Amigo da Vacina”, que vai premiar as gestões que alcançarem os índices de imunização preconizados pelo Ministério da Saúde. Haverá premiação nas categorias ouro, prata e bronze, conforme pontuação alcançada por cada município. O período de avaliação será de 29 de janeiro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024.


Serão analisados os índices de vacinas como a BCG, Rotavírus, Pentavalente, Poliomielite (VIP), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, HPV e Meningocócica ACWY.


Uma outra ação, já viabilizada, está possibilitando que o MPTO divulgue importantes informações a respeito da imunização nas faturas de água e energia.


Além disso, diversas Promotorias de Justiça estão expedindo recomendações em todas as cidades do Estado para que escolas públicas e privadas exijam a carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula.


As ações do Ministério Público foram intensificadas no ano passado, após os índices de cobertura vacinal ficarem aquém do recomendado pelas autoridades de saúde pública. (Texto: João Pedrini/MPTO)


Acesso Rápido