Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Após atuação do MPTO, SES se compromete a sanar carência de profissionais de enfermagem no HGP até julho

Atualizado em 27/06/2022 09:30

Em acordo judicial firmado entre o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ficou estabelecido prazo até 14 de julho para que a pasta apresente os resultados e ações realizadas com o objetivo de regularizar a situação de carência de profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem nas escalas de plantão do Hospital Geral de Palmas (HGP)


O subdimensionamento de profissionais é objeto de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, Araína Cesárea que ressaltou a seriedade do problema, que impede o funcionamento total dos leitos clínicos e de UTI disponíveis no hospital. “Como demonstrado, a ausência ou insuficiência destes profissionais impede a assistência integral aos pacientes”, pontua.


Segundo dados da diretora de Integração Multiprofissional Hospitalar, apresentados em 07 de março de 2022, a carência de profissionais corresponde a 57 enfermeiros, 318 técnicos de enfermagem e 12 instrumentadores, o que nas palavras do Conselho Regional de Enfermagem é insuficiente para prestar uma assistência segura e livre de danos e riscos aos pacientes e trabalhadores.


Questionado, o secretário da Saúde, Afonso Piva, também reconheceu o deficit que segundo ele, acontece devido à dificuldade de contratação dos profissionais. Citou ainda a previsão de levantamento de dados para abertura de concurso público para área da saúde até o fim do mês de setembro.


Afirmou ainda que há previsão de regularização da insalubridade dos profissionais da saúde com vínculo por contrato temporário para folha de agosto deste ano.


Acesso Rápido