Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Tem muito servidor com doença que pode ser evitada, diz médico, durante palestra de abertura da Semana da Saúde, do MPTO

Atualizado em 18/05/2022 17:28

O médico Elder Narciso Feltrin, convidado para ministrar palestras durante a 12ª Semana da Saúde, promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), falou nesta segunda-feira, 16, em Palmas, acerca dos efeitos causados pela falta de cuidado das pessoas com o próprio corpo e com a mente no dia a dia. 


“Vejo lá na ponta, no atendimento diário, que tem muito servidor público com problema de saúde que poderia ser evitado. O que nós precisamos fazer, hoje, é trabalhar com a prevenção. Por isso, essas atividades promovidas pelo Ministério Público são importantíssimas, como foco não apenas na saúde física, mas também na saúde mental”, afirmou Elder.


A abertura da 12ª Semana da Saúde, na capital, começou animada, com apresentação musical da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito (Escola Estadual de Tempo Integral Vila União - Maestro Mauredson Silva), no auditório do MPTO, e transmitida por meio do YouTube. Na entrada, cada integrante que assistiu as palestras recebeu uma lembrança.


A promotora de Justiça Araína Cesárea, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), também fez uso da palavra: “É necessário refletirmos sobre as doenças relacionadas ao trabalho e sobre o nosso bem-estar físico e mental. É um contexto desafiador e que precisamos estar sempre atentos. Quero parabenizar o Ministério Público do Tocantins por abordar essa temática”, disse.


O promotor de Justiça e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, declarou acerca da preocupação da gestão em levar ao interior do Estado, serviços que antes estavam restritos à capital.


“Já percorremos várias cidades e pretendemos chegar em 35 sedes de Promotorias de Justiça do Tocantins. É muito gratificante poder proporcionar essa atenção a todos os integrantes do Ministério Público. Cuidar do membro, do servidor, é cuidar da nossa instituição. Se as pessoas que atuam no MP não estiverem bem fisicamente, mentalmente, como vamos conseguir prestar um serviço de excelência para a sociedade? Por isso essas atividades são tão importantes e relevantes”, disse Abel.


As atividades tiveram início pela sede de Colinas do Tocantins, no dia 25 de abril e já percorreram três das sete rotas previstas, contemplando 18 sedes de Promotorias de Justiça até o momento. A programação segue até 7 de junho. 


O promotor de Justiça Pedro Evandro Rufato, presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf – ESMP), Cynthia Assis de Paula e a encarregada da Área de Promoção e Assistência à Saúde do MPTO, Candice Novaes também falaram durante o evento, ressaltando sobre a importância e a preocupação que todos devem ter com a saúde mental. 



Programação


A programação da Semana da Saúde segue nesta terça-feira, 17, com palestra do psicólogo do MP Juliano Correa da Silva, às 9h30. Na quarta-feira, 18, às 14h30, tem roda de conversa com a nutricionista Patricia Kelly Cirqueira sobre orientação alimentar e nutricional. Na quinta-feira, 19, às 9h30, a psiquiatra Teruâ Borges de Oliveira fala sobre a higiene do sono e alternativas para o controle da ansiedade.



Vacinação


A vacinação contra a gripe prossegue. Os interessados devem agendar a imunização enviando mensagem para o WhatsApp: (63) 99100-0921. Até agora, cerca de 600 vacinas já foram aplicadas em integrantes do MPTO em todo o Estado.

Acesso Rápido