Tem muito servidor com doença que pode ser evitada, diz médico, durante palestra de abertura da Semana da Saúde, do MPTO
O médico Elder Narciso Feltrin, convidado para ministrar palestras durante a 12ª Semana da Saúde, promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), falou nesta segunda-feira, 16, em Palmas, acerca dos efeitos causados pela falta de cuidado das pessoas com o próprio corpo e com a mente no dia a dia.
“Vejo lá na ponta, no atendimento diário, que tem muito servidor público com problema de saúde que poderia ser evitado. O que nós precisamos fazer, hoje, é trabalhar com a prevenção. Por isso, essas atividades promovidas pelo Ministério Público são importantíssimas, como foco não apenas na saúde física, mas também na saúde mental”, afirmou Elder.
A abertura da 12ª Semana da Saúde, na capital, começou animada, com apresentação musical da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito (Escola Estadual de Tempo Integral Vila União - Maestro Mauredson Silva), no auditório do MPTO, e transmitida por meio do YouTube. Na entrada, cada integrante que assistiu as palestras recebeu uma lembrança.
A promotora de Justiça Araína Cesárea, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), também fez uso da palavra: “É necessário refletirmos sobre as doenças relacionadas ao trabalho e sobre o nosso bem-estar físico e mental. É um contexto desafiador e que precisamos estar sempre atentos. Quero parabenizar o Ministério Público do Tocantins por abordar essa temática”, disse.
O promotor de Justiça e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, declarou acerca da preocupação da gestão em levar ao interior do Estado, serviços que antes estavam restritos à capital.
“Já percorremos várias cidades e pretendemos chegar em 35 sedes de Promotorias de Justiça do Tocantins. É muito gratificante poder proporcionar essa atenção a todos os integrantes do Ministério Público. Cuidar do membro, do servidor, é cuidar da nossa instituição. Se as pessoas que atuam no MP não estiverem bem fisicamente, mentalmente, como vamos conseguir prestar um serviço de excelência para a sociedade? Por isso essas atividades são tão importantes e relevantes”, disse Abel.
As atividades tiveram início pela sede de Colinas do Tocantins, no dia 25 de abril e já percorreram três das sete rotas previstas, contemplando 18 sedes de Promotorias de Justiça até o momento. A programação segue até 7 de junho.
O promotor de Justiça Pedro Evandro Rufato, presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf – ESMP), Cynthia Assis de Paula e a encarregada da Área de Promoção e Assistência à Saúde do MPTO, Candice Novaes também falaram durante o evento, ressaltando sobre a importância e a preocupação que todos devem ter com a saúde mental.
Programação
A programação da Semana da Saúde segue nesta terça-feira, 17, com palestra do psicólogo do MP Juliano Correa da Silva, às 9h30. Na quarta-feira, 18, às 14h30, tem roda de conversa com a nutricionista Patricia Kelly Cirqueira sobre orientação alimentar e nutricional. Na quinta-feira, 19, às 9h30, a psiquiatra Teruâ Borges de Oliveira fala sobre a higiene do sono e alternativas para o controle da ansiedade.
Vacinação
A vacinação contra a gripe prossegue. Os interessados devem agendar a imunização enviando mensagem para o WhatsApp: (63) 99100-0921. Até agora, cerca de 600 vacinas já foram aplicadas em integrantes do MPTO em todo o Estado.