Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO realiza vistoria em unidades de pronto atendimento da capital

Atualizado em 06/05/2022 15:15

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua na área da saúde, realizou vistoria na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) e na Unidade de Saúde da Família da Quadra 603 Norte na última terça-feira, 3, onde identificou irregularidades, como falta de fármacos e instrumentos, além da necessidade de reforma. A inspeção foi realizada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela.


UPA Norte


Na UPA Norte, foi constatada a falta dos medicamentos injetáveis dipirona, deslanosídeo, dexametasona, prometazina, ácido ascórbico, omeprazol, vitamina complexo B, betametasona, bicarbonato de sódio 8,4% 10 ml, hidralazina e dopamina; além de dipirona e paracetamol (comprimido e gotas), isossorbida 5 mg (comprimido), prednisolona e dexclorfeniramina (solução oral).


Diante disso, os médicos relataram que a falta do fármaco corticoide pode agravar o caso de pacientes com dificuldades para respirar, já a ausência do medicamento hidralazina prejudica o controle da pressão dos pacientes, e a falta do antialérgico atrapalha o tratamento dos pacientes com alergias, havendo casos em que é necessário usar adrenalina para não piorar o quadro clínico.


Também foi informado que devido ao novo sistema de regulação do Hospital Geral de Palmas (HGP), a unidade está com um número maior de pacientes aguardando transferência, situação que está sendo um desafio para a gestão. 


Unidade de Saúde da Quadra 603 Norte


Já na Unidade de Saúde da Família da Quadra 603 Norte, foi identificada a falta de 23 medicamentos e a necessidade urgente de manutenção e reforma, pois o telhado está corroído por cupim e as portas estão danificadas.


Durante a inspeção, foi relatado que o filtro de água da unidade foi comprado pelos próprios servidores e que os médicos precisam de instrumentos de trabalho como otoscópio, instrumento utilizado para o diagnóstico de doenças e infecções nos ouvidos, e Doppler Fetal, ultrassom portátil usado para detectar o batimento cardíaco fetal nos exames pré-natais.


Providências


Após a realização da vistoria, a 19ª Promotoria de Justiça da Capital tomará as medidas administrativas e judiciais necessárias para regularização dos problemas identificados nas unidades, visando à prestação dos serviços de saúde, de forma adequada, para a comunidade.

Acesso Rápido