Campanha Parceiros pela Vida realiza nova edição no Dia Mundial do Doador de Sangue
Foi realizada nesta segunda-feira, 14 de junho, mais uma edição da campanha “Parceiros pela Vida”, em prol da doação de sangue e do cadastramento de doadores de medula óssea. Esta edição da campanha foi realizada por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue.
As coletas aconteceram no período da manhã. Uma unidade móvel do Hemocentro foi montada na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), com equipe mobilizada para atender aos doadores previamente agendados, como o estagiário Danilo Aires Lopes Oliveira, que fez sua primeira doação. “Foi tudo muito rápido e seguro para colaborar com a campanha. É um prazer saber que colaborei para salvar vidas”.
Até mesmo doadores recorrentes, como Dayane Reis, reconheceram a importância da iniciativa. “Ter uma unidade móvel do hemocentro na porta do trabalho ajuda muito na hora de doar e estimula novos doadores a colaborar com a campanha”, comentou a servidora do MPTO.
Esta foi a quinta edição da campanha, que é coordenada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e conta com adesão do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Sebrae. Também colaboram a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e a Associação dos Servidores do Ministério Público (Asamp). A Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa enquanto gestora do Hemocentro.
A campanha Parceiros pela Vida teve início em dezembro de 2020, com a finalidade de estimular a doação periódica de sangue. Já foram cadastrados cerca de 200 doadores e existem agendamentos para as três edições seguintes, que acontecerão ainda este ano.
Por parte do MPTO, a ação é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e pela Área de Assistência e Promoção da Saúde. A promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, coordenadora do Caosaúde, destaca que a campanha tem recebido mais apoio. “Ao longo dos meses fomos fortalecendo a rede de parceiros. Já conseguimos viabilizar quase 200 cadastros. A ideia é que a campanha seja permanente, com edições realizadas a cada três meses”, destacou.